Diversidade

Festival MixBrasil discute inclusão LGBTQ no cinema

CineSesc promove sessão de debate à luz de vela sobre representatividade de personagens negras e periféricas no audiovisual e no cinema LGBTQ

Reprodução

Cena do filme ‘God’s Own Country’, de Francis Lee, que será exibido no mesmo dia do debate no CineSesc

São Paulo – Na próxima terça-feira (21), a programação da 25ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade contará com uma sessão especial de debate sobre inclusão LGBTQ no cinema. Inspirado nas rodas de samba realizadas desde 2000 em Santo Amaro, zona sul da capital paulista, o evento Cinema da Vela debate – à luz de velas – a representatividade de personagens negras e periféricas no audiovisual e no cinema LGBTQ.

A discussão, que começa às 19h30, terá a participação de Bruno Ribeiro, diretor do curta-metragem Pele Suja Minha Carne, e de Carol Rodrigues, diretora de A Boneca e o Silêncio, integrante da equipe da websérie Empoderadas e idealizadora do site Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro. O debate será mediado pelo jornalista Guilherme Genestreti, repórter e autor do blog Sem Legenda. Entre os temas que eles devem debater com o público estão questões ligadas à autoria, ao poder de fala e aos espaços de exibição.

No mesmo dia, o MixBrasil terá outros quatro filmes exibidos no CineSesc. Às 15h, estará em cartaz God’s Own Country, de Francis Lee, sobre um jovem fazendeiro inglês que emprega um migrante romeno com quem acaba desenvolvendo uma intensa relação. Às 17h, é a vez do documentário Serguei, O Último Psicodélico, de Ching Lee, sobre o ícone do rock brasileiro. No mesmo horário do debate, às 19h30, será exibida a ficção Vergel, de Kris Niklison, sobre uma mulher que, ao vivenciar um luto repentino, chega à beira da loucura. E o último filme da noite, às 21h30, é o alemão Centro do Meu Mundo, de Jakob M. Erwa, que aborda a fragilidade do primeiro amor de Phil que, ao retornar de um acampamento de férias, se apaixona pelo colega Nicholas.

A 25ª edição do festival começou no dia 16 e segue até o dia 26 em diversas salas de cinema de São Paulo. A mostra exibe filmes cujas temáticas têm relação com as diversas formas de expressão da sexualidade e têm o objetivo de promover a liberdade de expressão da diversidade sexual em diferentes formatos. Tanto o debate como os filmes têm entrada gratuita.

Cinema da VelaCinema de inclusão
Quando: terça-feira (21), às 19h30
Onde: CineSesc
Rua Augusta, 2075, São Paulo
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 3087-0550
Programação completa do MixBrasil: mixbrasil.org.br/programacao-cinema