Outubro rosa

‘É preciso falar do câncer sem medo’

Jornalista e apresentadora Daniella Zupo lança livro e série documental sobre sua difícil e transformadora luta contra um câncer de mama

Mariana Botelho/Divulgação

Daniella: ‘Ali começa uma jornada longa e difícil, mas que pode lhe trazer renovação e revolução em sua vida’

Segundo a Breast Cancer Research Foundation (do inglês, Fundação de Pesquisa sobre o Câncer de Mama), o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer nas mulheres no mundo todo e o líder no índice de mortes nos países desenvolvidos, com cerca de 1,7 milhões de novos casos diagnosticados até 2012. Estudos apontam a tendência de que esses números subam de 14 milhões (dados de 2012) para 20 milhões nos próximos 20 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, em 2016, eram esperados 57.960 novos casos de câncer de mama só no Brasil.

A jornalista e apresentadora de TV Daniella Zupo entrou para essas estatíticas no final de 2015, quando, mesmo sem ter histórico algum na família, foi diagnosticada com câncer de mama. Como uma espécie de terapia, ela decidiu usar as ferramentas que domina para ressignificar a doença e combater o tabu que ainda a envolve. Ela acaba de lançar o livro Amanhã Hoje é Ontem (136 págs., Editora Ramalhete), em que divide sua experiência em 30 textos de diferentes formatos – minicontos, crônicas e ensaios. “Eles foram criados por um desejo quase terapêutico de organizar em forma de escrita tudo o que nascia do corpo e espírito em dor, para serem lidos como experiência de vida”, escreve Daniella.

Nos mesmos moldes, Daniella também lançou uma websérie documental de oito episódios que a ajudaram nesta dolorosa trajetória rumo à cura. “Da mesma forma que a vida é imprevisível, é também inspiradora, e o que poderia ser ‘apenas’ a minha traumática experiência pessoal, tornou-se uma história que tem apoiado outras pessoas que enfrentam a mesma jornada. Amanhã Hoje É Ontem – a websérie e, agora, o livro – me acompanham na superação diária pelos caminhos da cura. Uma cura ampla, que inclui corpo físico, emocional e espiritual. Hoje entendo que todos nós precisamos dela. Por isso talvez, pra minha grata surpresa, o caminho de AHO! inclua tantas pessoas que nada sabem da experiência de um câncer”, escreveu Daniella no site de seu projeto.

Com durações que variam entre 5 e 15 minutos, os vídeos abordam diversos temas de forma natural e intimista: as sessões de quimioterapia, o rito de passagem do corte do cabelo, a importância do apoio da família, as sessões de terapia, seus questionamentos sobre a vida e a morte, conversas com amigos etc. Já no primeiro episódio da série, Barcos Pela Noite, Daniella anuncia que a doença, apesar da dor e do medo, acabou trazendo renovação para sua vida e é isso que perpassa todos os episódios.

O câncer é uma bolada nas costas. Esse foi o meu primeiro sentimento. Como se a vida lhe traísse quando você menos espera, quando você não está jogando. Mas depois do impacto e da dor, você percebe que não está sozinho. Esse é um diagnóstico que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Assim como milhões de pessoas passam por situações terríveis sem que você se dê conta. Você pode se sentir traído pela vida ou desperto: sentir que ali começa uma jornada longa e difícil, mas que pode lhe trazer renovação e revolução em sua vida. Porque se há uma experiência que se repete neste processo é o sentimento de que ninguém será o mesmo depois dessa jornada”, diz no primeiro episódio.

Segundo a jornalista, o título da websérie e do livro surgiu em uma conversa com a filha dela. “Amanhã Hoje é Ontem é uma pergunta que a minha filha me fez quando ela tinha uns cinco anos e tentava entender a diferença entre os tempos: passado, presente, futuro. Pois hoje sou eu quem responde afirmativamente: ‘Sim, amanhã hoje é ontem’. Tudo está conectado e tudo vai passar”.

Amanhã Hoje é Ontem
Autora: Daniella Zupo
Editora: 
Ramalhete
Páginas: 136
Ano: 2017
Preço sugerido: R$ 35
Websérie: no Canal de Daniella Zupo no YouTube