Educação

‘Nunca Me Sonharam’ tem exibição livre neste final de semana

Para celebrar o Dia Internacional da Juventude, documentário sobre as diversas realidades que abarcam o ensino médio público no Brasil está em cartaz na plataforma Videocamp

Divulgação

Documentário apresenta realidade de diferentes juventudes que vivem e lutam por um futuro melhor para todos

Para comemorar o Dia Internacional da Juventude, celebrado nesse sábado, 12 de agosto, o acesso ao filme Nunca Me Sonharam foi liberado durante todo o final de semana. O longa-metragem dirigido por Cacau Rhoden aborda os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos dos adolescentes que vivem a realidade do ensino médio nas escolas públicas brasileiras.

O filme não apresenta apenas tristes histórias de alunos que tiveram de abandonar os estudos para trabalhar, de estudantes que deixaram as salas de aula por se sentirem incapazes de acompanhar o desenvolvimento dos outros colegas e de jovens que simplesmente não entendiam como o que eles aprendem na escola poderia lhes ser útil para a vida. Como o título sintetiza, o longa aborda a importância de ouvir os sonhos dos jovens, escutar o que têm a dizer sobre o que esperam da vida e do mundo.

Nunca Me Sonharam prova que os adolescentes têm voz e iniciativa para promover mudanças que podem transformar o Brasil em um país melhor e menos desigual. “Ao começar a desenvolver o filme, fui investigar em que condições se dá o ensino médio nas escolas públicas do Brasil e porque os jovens estão abandonando a escola. Os obstáculos que os estudantes enfrentam no convívio em sociedade impactam diretamente não só suas vidas particulares, mas a escola e a educação como um todo, o que gera um ciclo vicioso. Ao dar voz aos jovens, percebemos que, apesar de todas as adversidades enfrentadas, eles estão se autoproclamando protagonistas de seus caminhos, da sua educação, em busca de seus sonhos”, declara Cacau Rhoden, que esteve em escolas das cinco regiões do país.

O documentárionão apresenta a realidade de uma juventude – no singular –, mas de diferentes juventudes que vivem e lutam por um futuro mais gentil com todos, independentemente de classe social, raça ou orientação sexual. Além de ser um tema que traz uma boa pitada de esperança (tão necessária nos dias atuais), o filmetem um roteiro muito bem costurado e uma fotografia impecáveis.

O filme, que vai continuar disponível para exibições públicas gratuitas no Videocamp, pode ser assistido até às 11h do dia 14 de agosto neste link. Para isso, basta se cadastrar no site desta que é uma plataforma de distribuição online de filmes de interesse social. 

Ouça entrevista do diretor Cacau Rhoden à Rádio Brasil Atual na última sexta (11) 

Leia também

Últimas notícias