democratização da cultura

Com lei de fomento, coletivo de São Paulo inaugura centro cultural na periferia

O Coletivo Perifatividade oferecerá cursos gratuitos de dança étnica, inglês, espanhol e produção audiovisual. Centro conta ainda com biblioteca comunitária

Divulgação

A rapper Preta Rara será uma das atrações da programação de inauguração do espaço cultural, que ocorrerá no sábado

São Paulo – O Coletivo Perifatividade, que reúne artistas e militantes da cultura na periferia, irá inaugurar, no próximo sábado (27), um centro cultural no Parque Bristol, na zona sul de São Paulo, que oferecerá aulas de inglês e espanhol, dança e produção audiovisual. As atividades terão início em julho e serão gratuitas.

O projeto foi um dos beneficiados pela Lei de Fomento à Cultura da Periferia, sancionada no ano passado pelo então prefeito Fernando Haddad (PT), a partir de um projeto de lei de iniciativa popular redigido por coletivos culturais das periferias. Após a sanção foi lançado o primeiro edital, que financia projetos culturais nas periferias da cidade por até dois anos, executados por grupos com pelo menos três anos de atividade. A lei prevê que os editais sejam publicados uma vez por ano.

“Vai ser um espaço de encontros de moradores, vizinhos e movimentos populares, principalmente os ligados à habitação, que são históricos no bairro, desde os mutirões e ocupações”, conta um dos integrantes do coletivo, Ruivo Lopes. “Queremos que haja mais iniciativas como essa no centro e nas cinco regiões da cidade.”

Em junho começarão as inscrições para participar dos cursos e oficinas, que serão todos gratuitos. As aulas começam efetivamente em julho. Entre os cursos oferecidos estão o de dança étnica, com foco em danças indígenas e afro-brasileiras; o de inglês, que usará como pano de fundo das aulas poemas de escritores afroamericanos; e o de espanhol, que trabalhará literatura latinoamericana para o ensino da língua.

Na programação também estão previstas oficinas de capacitação em produção audiovisual independente, que terá como um dos objetivos produzir materiais que contem a história do bairro, marcadas por diversas mobilizações de lutas por direitos, a partir de entrevistas com moradores mais antigos.

O centro comunitário também conta com uma biblioteca comunitária, aberta a todos os interessados, e com espaço para realização do Sarau Perifatividade, que terá periodicidade mensal. No segundo semestre, serão promovidos debates do Círculo de Cultura, Educação e Direitos Humanos, que por três meses terão como tema com a comunidade. “Os três assuntos estão entrelaçados: lutar pelo fazer cultural é um processo de ensinamento que promove direitos”, diz Lopes.

Inauguração

O evento oficial de inauguração do espaço deve começar às 14h, quando o local será apresentado para os moradores do Parque Bristol. Às 17h, será lançada a coletânea de livros de poesias e discos chamada Antologia Poética.

A programação conta ainda com um show da rapper Preta Rara e uma apresentação da escola de samba Acadêmicos do Parque Bristol. O coordenador da Central de Movimentos Populares, Benedito Barbosa, o Dito, estará presente, além de um representante do coletivo Mães de Maio e da escritora Dinha, expoente importante do movimento de literatura da periferia.

Leia também:

Inauguração do Espaço Cultural Perifatividade
Quando? Sábado (27), a partir das 14h
Onde? R. Dr. Benedito Tolosa, 729 – Parque Bristol, São Paulo
Quanto? Grátis

Leia também

Últimas notícias