música

Aos 70 anos, morre Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda

Cantor de rocks e de baladas italianas, apresentador e ator lutava contra um câncer. Em fevereiro, ele participou do programa 'Hora do Rango', da Rádio Brasil Atual

divulgação

São Paulo – O cantor Jerry Adriani morreu às 15h30 deste domingo (23) no Rio de Janeiro. Ele enfrentava um câncer e esteva internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. O cantor também sofreu recentemente uma trombose em uma das pernas. Ícone da Jovem Guarda, Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo.

Ele adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi Italianíssimo, em que cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira. Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco Um grande amor.

TV e cinema

Também na década de 60, virou apresentador do programa Excelsior a Go Go, da TV Excelsior. O programa coapresentado por Luiz Aguiar era um musical com apresentações de nomes de destaque da Jovem Guarda, como Os Vips, Os Incríveis e Cidinha Santos.

Outro programa musical que ele comandou foi A Grande Parada, no ar pela TV Tupi em 1967 e 1968. Ele era um dos apresentadores, ao lado de Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pera.

Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em Essa Gatinha é Minha (com Peri Ribeiro e Anik Malvil), Jerry, A Grande Parada e Jerry em busca do tesouro (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara).

Raul Seixas

Jerry Adriani também aproveitou de sua fama para dar apoio a novos artistas. Ele foi um dos primeiros a incentivar Raul Seixas, no início de sua carreira. Raulzito e os Panteras atuaram como banda de apoio de Jerry por três anos. O cantor gravou músicas de Raul (Tudo que é bom dura pouco, Tarde demais e Doce doce amor) e teve discos produzidos pelo “maluco beleza” entre 1969 e 1971.

Depois da TV e do cinema, Jerry tentou a sorte no teatro. Em 1975, participou do musical “Brazilian Follies”, tendo ficado um ano e meio em cartaz.

Após essa experiência, ele seguiu fazendo shows e gravando discos. Em 1985, lançou “Tempos Felizes”, com regravações dos tempos de Jovem Guarda.

No inicio da década de 90, Jerry se dedicou a um disco sobre as origens do rock, com o nome “Elvis Vive”. Em 1994, participou da novela “74.5, uma onda no ar”, exibida pela TV Manchete. Um ano depois, fez shows para comemorar os 30 anos da Jovem Guarda e participou como convidado especial de uma coletânea do estilo.

Em 1996, voltou à música italiana, com o CD Io. Em 1997, teve duas músicas em trilhas de novelas da Globo. Engenho fez parte da trilha de A Indomada, e Con Te Partiró foi parar na trilha de Zazá.

Legião Urbana

Também na década de 1990 saiu o disco Forza Sempre (1999). O trabalho tinha apenas músicas do grupo Legião Urbana regravadas em italiano.

Foi um dos maiores sucessos da carreira de Jerry Adriani desde os tempos da Jovem Guarda. De acordo com o site oficial do cantor, bateu a marca de 200 mil cópias. De quebra, Santa Luccia Luntana foi bastante tocada na novela Terra Nostra.

O primeiro DVD da carreira foi gravado em 2007, no Canecão, no Rio. Jerry Adriani Acústico Ao Vivo trouxe sucessos e inéditas em formato acústico. Em 2011, lançou o CD Pop, Jerry & Rock, incluindo homenagem para Raul Seixas e Tim Maia na música “2012”. A ideia de cantar outros ícones da músicas brasileira e do rock rendeu ainda o show Jerry toca Raul & Elvis.

Em 2014, Jerry Adriani completou 50 anos de carreira. Ele seguia em turnê pelo Brasil.

Ao vivo

Quando Jerry Adriani gravou Querida, em 1965, ainda não se sabia que a Jovem Guarda seria o que seria. Depois dos primeiros anos de sucesso, Adriano integrou o elenco dos astros que caíram ao segundo plano, ou terceiro, depois que a temperatura da Jovem Guarda esfriou. Poucos restaram em evidência além de Roberto e Erasmo.

Parecia estar em plena forma quando deu esta que pode ter sido uma das últimas longas entrevistas contando histórias e mostrando a garganta afinada. Foi no dia 13 de fevereiro, numa conversa de mais de uma hora com o jornalista Oswaldo Luiz Colibri Vitta, no programa Hora do Rango, da Rádio Brasil Atual. Relembre:

Com portal Fórum e G1