indígenas

Fotógrafa retrata em livro a Amazônia e a terra sagrada do povo Tikuna

Os Tikuna são o maior grupo indígena a habitar a região, ocupando territórios no Brasil, Colômbia e Peru

Divulgação/Márcia Rebello

Livro reafirma a importância de preservação da Floresta Amazônica, suas águas e povos originários

São Paulo – O livro Ewaré Terra Sagrada é quase um registro antropológico do povo Tikuna. A obra da fotógrafa Márcia Rebello combina registro fotográfico com um diário de bordo relatando os 13 dias em que navegou pelas águas amazônicas na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Há mais de 20 anos, Márcia, que sonhava em realizar um trabalho fotográfico que contemplasse as paisagens da floresta amazônica, decidiu subir o Rio Solimões na companhia de dois antropólogos estrangeiros com destino a Ewaré, a terra habitada pelos Tikuna. Publicado postumamente por iniciativa dos filhos e do marido da fotógrafa, o livro é o resultado dessa aventura.

O povo Tikuna vive no chamado Trapézio Amazônico, região fronteiriça entre os três países. Com população de aproximadamente 50 mil pessoas, formam o mais numeroso grupo indígena a habitar a floresta. Contactados pelos jesuítas ainda no século 17, os indígenas sofreram as consequências da exploração da borracha na virada do século 19 para o 20, com violentos confrontos com os seringalistas. 

“Durante a viagem passamos horas e horas por tons variados de verde. Verde bandeira, verde garrrafa. Dizem que o índio da floresta distingue dezenas de tons de verde, nós só alguns”, escreve Márcia em seu diário da viagem.

Foram mais de 2 mil cliques, dos quais o livro apresenta uma parte. Segundo a própria fotógrafa, as paisagens ali registradas reafirmam “a importância de preservarmos a Floresta Amazônica, suas águas e população”. 

O lançamento do livro Ewaré Terra Sagrada ocorre nesta quarta-feira (29), às 19h, na Doc Foto Galeria, que fica na Rua Aspicuelta, 145, Vila Madalena, em São Paulo. Interessados devem confirmar presença pelo email 

Um Golpe Por Dia 365 Direitos Perdidos by redebrasilatual on Scribd