Virada Cultural terá programação infantil, Racionais e homenagem a Vanzolini

Rua 25 de março e Mercado Municipal entram pela primeira vez no roteiro de eventos da cidade, com shows e gastronomia

Racionais volta ao palco da Virada após seis anos (Foto: Divulgação)

São Paulo – As 24 horas de programação da 9ª Virada Cultural de São Paulo, entre 18 e 19 de maio, contarão com eventos específicos para crianças e shows de artistas famosos, entre eles Daniela Mercury, Gal Costa, Elza Soares, Racionais MC’s, Jorge Aragão e membros do grupo Fundo de Quintal. Além disso, haverá homenagens aos artistas paulistanos Paulo Vanzolini, Carlos Reichenbach, Chorão e Marku Ribas, que faleceram recentemente.

O shows dos Racionais é um dos mais esperados. Eles não se apresentam no evento desde 2007, quando a Polícia Militar reprimiu com violência parte da plateia que assistia à apresentação do grupo, dando início a um confronto generalizado.  

Ao todo serão 900 atrações em 120 locais de apresentação. O investimento da prefeitura foi de R$ 10 milhões e a expectativa é de que pelo menos 4 milhões de pessoas participem do evento. Além disso, haverá mais 230 atrações em 13 unidades do Sesc.

A chamada Viradinha Cultural oferecerá “um complexo de evento para as crianças, que era uma demanda dos pais. Eles são um seguimento importante para a cidade que merecem atenção”, disse o secretário de Cultura, Juca Ferreira, durante o lançamento da programação, realizado hoje (2), na prefeitura de São Paulo.

Os saraus que ocorrem nas periferias e apresentações de congadas e blocos afro também terão espaço. Faz parte da programação também o projeto gastronômico Chefes na Rua, que esse ano incluirá a chamada comida de boteco de São Paulo. O Mercado Municipal entrará pela primeira vez na programação do evento, com um palco de show e gastronomia.

A Rua 25 de Março também terá um palco de shows pela primeira vez. “Ela é conhecida no país todo pela multidão de pessoas fazendo compras. Será uma homenagem e uma valorização dessa rua que é muito importante para a cidade”, disse o secretário.

Em 25 e 26 de maio ocorrerá a Virada Cultural do estado de São Paulo, também contará com parceira do Sesc, com eventos em 26 municípios.

Confira a programação no Blog da Virada Cultural.