Existe amor

Vale do Anhangabaú recebe ocupação multicultural no sábado

Atividade do 'Existe Amor em SP' terá sete palcos e apresentação de mais de 70 artistas

Elza Soares participa da ocupação multicultural que acontece no Vale do Anhangabaú, no sábado (4) (Foto: Ariel Martini/Flickr)

São Paulo – O movimento Existe Amor em SP promete para sábado (4) um megaevento cultural no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Batizado de AnhangaBaú da FelizCidade: Quanto Vale ou é Para Todos?, o evento terá apresentações circenses, teatrais e de dança, além de oficinas, shows e debates. Serão sete palcos ocupados por 75 grupos ao longo do dia.

“A ideia é criar momentos e narrativas em que a sociedade civil mostre o que ela entende como norte para a construção das politicas publicas de ocupação do espaço urbano”, diz Felipe Altenfelder, integrante do coletivo Fora do Eixo.

Além do Fora do Eixo, o Existe amor em SP é formado por diferentes coletivos culturais, como Matilha Cultural e Pedra no Sapato. Em outubro de 2012, época de campanha eleitoral para a prefeitura da cidade, o Existe Amor em SP organizou um festival na Praça Roosevelt que reuniu cerca de 10 mil pessoas para discutir a realidade “endurecida” da cidade com shows de artistas como Criolo, Gabi Amarantos e Emicida.

De acordo com Felipe, a escolha do Anhangabaú como sede da ocupação se relaciona ao potencial do local, que já foi palco de manifestações públicas, comícios e atos políticos: “O Vale é um gigante adormecido. Central, amplo, espaçoso e com potencial de abrigar manifestações culturais e reunir pessoas de diferentes classes sociais. O festival não é só uma festa, mas também um ato político.”

Como aconteceu nas iniciativas anteriores, o AnhangaBaú da FelizCidade é gestionado pelos coletivos e bandas, todos responsáveis por obter a infra-estrutura e organizar as atividades. A programação foi formulada nas reuniões do Existe Amor em SP, que ocorrem toda terça-feira, às 20h, na Praça Roosevelt. Entre os participantes estão a cantora Elza Soares, o grupo Teatro Oficina e a produtora Visual Farm, que fará projeções no local.

Os debates acontecerão ao longo do dia, no espaço denominado “campus da universidade das culturas”. Com transmissão online da PosTV, terão temas como a redução da maioridade penal, a política de drogas e a homofobia.

As atividades começam às 12h. A programação completa está disponível no site.

Leia também

Últimas notícias