tradição

Exposição inédita em São Paulo mostra seis séculos de pintura chinesa

Coleção de 10 obras do Musée Cernuschi, de Paris, ficarão expostas pela primeira vez no país, na Pinacoteca do Estado, até o dia 4 de agosto

‘Le Mont Emei’ (1955) de Zhang Daqian, será mostrado agora no Brasil, na Pinacoteca de São Paulo

São Paulo – Sem ter de enfrentar, no mínimo, 12 horas de voo entre São Paulo e Paris e os gastos de viagem, os brasileiros podem visitar uma preciosidade cultural na Pinacoteca do Estado, no bairro da Luz, região central da capital paulista. Seis Séculos de Pintura Chinesa é o nome da mostra, aberta nesse sábado (4).

São 120 pinturas da coleção do Musée Cernuschi, de Paris, que ficarão expostas pela primeira vez no Brasil até o dia 4 de agosto. A mostra é parte do conjunto de obras que chegou a Paris pelas mãos do economista Henri Cernuschi (1821-1896).

Durante uma viagem ao Oriente em 1873, o colecionador comprou algumas peças de expressivos artistas da China Imperial e republicana com traços de cultura milenar. Esse gesto inspirou a criação, em 1898, do museu que leva o nome do economista e que passou a ser um dos espaços mais antigo e mais importantes da arte asiática na França. O acervo tem ainda obras de artistas chineses com influências ocidentais por terem escolhido Paris para o desenvolvimento de seus trabalhos.

A exposição foi distribuída por seis salas e em cada uma delas está o conjunto relativo ao período histórico. Na sala Ming foram disponibilizadas as obras confeccionadas durante a Dinastia Ming (1368-1644). Entre os destaques estão 12 leques com desenhos e caligrafias de Wen Zhengming (1470-1559).

Na antiguidade, a seda era o material empregado para as pinturas chinesas. Do século 11 em diante, os artistas encontraram no uso do papel uma forma de baratear o custo das obras. Além disso, era mais apropriado para a utilização de pincéis e tintas.

Na sala Dinastia Qing, (1644-1911),o público poderá apreciar  as paisagens de Xu Zhang (1694-1749), Gao Qipei (1672-1734), entre outros. A escola Epigrafia reúne trabalhos de Qi Baishi (1863-1957), Ding Yanyong (1902-1978).

As raridades incluem ainda dez obras de Zhang Daqian (1899-1983), apontado como o artista chinês mais importante do século 20. Ele especializou-se na técnica da caligrafia e pintura tradicionais chinesas e seus trabalhos em estilo moderno e peculiar lhe renderam o reconhecimento de críticos e historiadores, sendo considerado o “Picasso chinês”.

Zhang Daqian nasceu na China continental , percorreu vários lugares no mundo e uma dessas localidades foi o Brasil. Entre 1953 e 1972, ele morou na cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Depois, foi viver em Taiwan até morrer.