Eventos promovem cultura europeia em quatro capitais brasileiras

Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba recebem programação de filmes, espetáculos e seminários com entrada gratuita eu tema Olhares da Cidadania

Filme Mama Ilegal, um dos destaques da programação (Foto: Divulgação)

No dia 9 de maio é celebrado o Dia da Europa. A data assinala o aniversário da Declaração Schuman, apresentada em 1950 pelo Ministro de Negócios Estrangeiros da França, Robert Schuman. Em seu discurso, ele propunha ao continente uma nova forma de cooperação política para evitar futuras guerras entre os países europeus.

Para comemorar, consulados, institutos e casas de cultura de diversos países da Europa se reúnem desde 2004 em Brasília para promover produções do Velho Mundo no Brasil. Filmes, concertos de música, torneios esportivos, festivais gastronômicos, bazares, seminários e simpósios serão realizados até 22 de maio.

A partir desta edição, as atividades também serão promovidas no Rio de janeiro, em Belo Horizonte e Curitiba. Artistas e pensadores europeus participarão de simpósios e seminários que terão como tema Olhares da Cidadania. Confira alguns dos destaques da Semana da Europa:

Brasília

No dia 7 de maio, a partir das 20h, a sala Villa Lobos recebe um espetáculo de dança húngara e um concerto para violinos e orquestra, com o solista Fréderick Pelassy, sob a regência do austríaco Vladimir Prado. A entrada é franca. No dia 16, Daniel Mille e Stéphane Chausse se apresentam no concerto de jazz na sala Martins Penna, do Teatro Nacional, às 20h. Os dois espetáculos têm entrada franca, com retirada de ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início das apresentações.

Rio de Janeiro

De 7 a 12 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promove o Festival de Cinema Europeu. Os filmes Mama Illegal e Eu também, ambos em cartaz no dia 12, são os destaques da programação. O primeiro é um documentário dirigido pelo jornalista austríaco Ed Moschitz, que mostra a triste realidade de três mães precisam deixar seu país, a pobre Moldávia, para trabalhar ilegalmente na Áustria e poder sustentar seus filhos. O espanhol Eu Também, dirigido por Alvaro Pastor e Antonio Navarro, é uma ficção que conta a história de Daniel, um jovem sevilhano que é o primeiro europeu com síndrome de Down a obter um título universitário. Em seu primeiro trabalho, como assistente social, ele conhece Laura com quem começa uma amizade que logo chama a atenção de todos à sua volta.

Ao todo, o CCBB RJ vai exibir 15 filmes, todos com entrada gratuita.

Curitiba

A capital do Paraná também recebe uma mostra de filmes europeus de 7 a 12 de maio, no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura, no Shopping Curitiba. Estarão em cartaz A Minha Bicicleta (Polônia), de Piotr Trzaskalski; A Comunidade (Espanha), de Alex de La Iglesia; Soul Kitchen (Alemanha), de Fatih Akin; O Comandante e a Cegonha (Itália), de Silvio Soldini; e Juntos é Demais (França), de Léa Fazer.

Belo Horizonte

No dia 17 de maio, a capital de Minas Gerais recebe o seminário Brasil e Europa: Enfrentando os desafios globais, no auditório do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais.

Para acessar a programação completa, visite o site oficial da Semana da Europa.

 

 

 

Leia também

Últimas notícias