Livro sobre Serginho Chulapa revela histórias do ‘artilheiro indomável’

Em obra do jornalista Wladimir Miranda, o ex-atacante relembra polêmicas e dá sua versão sobre o que aconteceu na Copa de 1982

São Paulo – Quem nunca ouviu um “causo” de Serginho Chulapa que atire a primeira pedra. Ídolo e adorado pela torcida de dois grandes rivais dentro de campo, Santos e São Paulo, o ex-atacante também entrou para uma seleta lista de jogadores admirados por todas as torcidas. Durante toda sua carreira, se destacou pelos gols, polêmicas, brigas e por ser mulherengo. E várias de suas histórias estão no livro “O Artilheiro Indomável – As Incríveis Histórias de Serginho Chulapa”, escrito pelo jornalista Wladmir Miranda, cujo lançamento acontece nesta segunda-feira (12), na capital paulista.

“Quando fui falar com ele sobre o projeto do livro, topou na hora e me deu liberdade total para contar tudo. Nesse livro, ele expõe todas suas vísceras, foge um pouco da vala comum da maior parte das biografias de jogadores, que só buscam o que é interessante para o biografado”, conta o autor.

Wladimir Miranda, que também é diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, revela que sua admiração por Serginho vem desde antes de se seguir a profissão. “Eu o olhava com carinho e ao mesmo tempo pensava: ‘Como pode um jogador desse atuar no São Paulo? Um clube que se dizia exemplo de tudo?’ Ele sempre me despertou um sentimento diferente”, diz.

No livro, há depoimentos de Pelé, Casagrande, Sócrates – morto no início do mês –, entre outros entrevistados. Wladimir Miranda falou com amigos do ex-jogador, mas não esqueceu de ir atrás dos inimigos. Conversou com o ex-zagueiro Edinho, que fez parte do grupo, junto com Serginho, da seleção que encantou o mundo em 1982. Os dois tiveram algumas brigas. O jornalista falou também com o companheiro de profissão, Gilvan Ribeiro, alvo de uma cabeçada do então técnico do Santos que lhe renderam sete pontos no supercílio após um clássico contra o Corinthians.

Apesar das confusões em que se meteu, Serginho “é um cara simples, de coração enorme”, segundo o autor do livro. “Se um menino vier pedir esmola para ele, ele pega o menino e leva para comer em um restaurante”, exemplifica. “Ele freqüenta até hoje o Cruz da Esperança, clube da Casa Verde, bairro onde nasceu e deu seus primeiros chutes. Está sempre na região.”

Ídolo de Santos e São Paulo, Serginho nasceu palmeirense e seu jogador predileto era César Maluco, outro atleta marcado por polêmicas. Outra história incluída é a da prostituta Fátima, que Serginho levou para morar com ele – uma das mulheres que o ex-atleta mais amou.

“Não teve uma história que descobri que o Serginho tenha falado para não escrever. Quando perguntava alguma coisa para ele, sempre dizia ‘pode pôr ai'”, garante. Com essa promessa, o livro é mais que aguardado. Tanto pelos amigos como pelos inimigos do artilheiro indomável.

Fonte: SpressoSP

Artilheiro indomável – as incríveis histórias de Serginho Chulapa

Editora Publisher Brasil
Lançamento no Artilheiros Bar
Rua Mourato Coelho, 1194
Segunda-feira (12), às 19h