Comédia com McConaughey recicla clássico de Dickens

Ator está ao lado de Jennifer Garner em 'Minhas Adoráveis Ex-Namoradas'

São Paulo – Protagonista da comédia “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas”, que estreia em circuito nacional nesta quinta-feira, Connor Mead (Matthew McConaughey, de “Um Amor de Tesouro”) é um desses homens que transpiram canalhice.

Como fotógrafo profissional, dedica sua vida a conquistar todo tipo de mulher que encontra pelo caminho. Sem escrúpulos ou remorso, não vê qualquer problema em terminar com suas amantes através de sua secretária ou por meio de uma conferência pela Internet.

Quando é convidado para o casamento de seu irmão caçula Paul (Breckin Meyer, de “Garfield – O Filme”), Connor pretende impedi-lo. Afinal, para o rapaz, o amor não passa de um refúgio para os feios e ignorantes e o casamento, um ritual que apenas difunde tudo isso.

Para sua surpresa, ao chegar à festa, realizada na antiga mansão da família, Connor encontra o fantasma de Wayne (Michael Douglas), o boêmio e mulherengo tio que lhe ensinou todos os truques de conquistas. Após se mostrar arrependido de seus atos mundanos, o espectro alerta o rapaz sobre os três fantasmas que irão visitá-lo: as namoradas dos relacionamentos do passado, presente e futuro.

Esse é o mote desta espécie de paródia romântica do mais famoso conto natalino de Charles Dickens, “Christmas Carol”, em que o mal-humorado e avarento protagonista Ebenezer Scrooge é substituído pelo lascivo Connor Mead, por obra dos roteiristas Jon Lucas e Scott Moore (ambos de “Surpresas do Amor”).

Um traço que permanece da história original é o confronto do personagem principal com três espectros, levando-o a questionar-se sobre como suas escolhas de vida o levarão a um fim trágico e solitário. Enquanto o Sr. Scrooge entende que família, amigos e espiritualidade natalina são mais importantes do que o dinheiro, Connor deverá descobrir que o amor verdadeiro – e monogâmico – é imprescindível.

Apesar de caricatural, McConaughey mostra-se bastante à vontade em seu papel de cafajeste em reabilitação. Porém, são os coadjuvantes que levantam o filme, como a namorada dos relacionamentos passados, Allison Vandermeersh (Emma Stone, de “Superbad – É Hoje”). Divertida, recebe os melhores diálogos, juntamente com os personagens de Michael Douglas e Jennifer Garner (aqui, o par romântico da história).

Dirigido por Mark Waters (de “As Crônicas de Spiderwick”) e concluído a toque de caixa para o Valentine’s Day, dia dos namorados nos EUA celebrado 14 de fevereiro, o filme não poderia chegar em melhor momento ao Brasil. Embora previsível, “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas” é eficiente como produto temático para o dia 12 de junho.

Fonte: Reuters

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb