Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

A partir das 10h

 

São Paulo – As inscrições para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (13), às 10h, exclusivamente pela internet, na página do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos a vagas em cursos de educação superior têm até 23h59 do próximo dia 27 para manifestar interesse em concorrer.

A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29. Estão isentos aqueles que concluem este ano o ensino médio em escola da rede pública e os alunos com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.117 por pessoa).

Também durante o processo de inscrição os alunos com necessidades especiais deverão prestar informações. Enquadram-se nesta categoria candidatos com deficiência visual, física ou auditiva, que tenha autismo, déficit de atenção ou dislexia. O edital publicado na última semana pelo MEC garante também atendimento específico a gestantes, lactantes, idosos e sabatistas, que são as pessoas que guardam o sábado para fins religiosos.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, com início às 13h.

O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, no programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, e postular pedido de bolsa no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de ser utilizado como método de seleção por instituições particulares de ensino.