Consumo

Vendas no comércio varejista continuam em queda

Na comparação com janeiro do ano passado, queda foi de 7% e atingiu todos os setores

Agência Brasil

Ajudadas por promoções pós fim de ano, vendas de tecidos, vestuário e calçados impediram queda ainda maior

São Paulo – O volume de vendas do comércio varejista recuou 0,7% de dezembro para janeiro, enquanto a receita nominal caiu 0,8%, segundo informou hoje (30) o IBGE. Na comparação com janeiro do ano passado, a retração foi de 7%, a 22ª seguida, e de 2,3% na receita. Em 12 meses, as vendas no comércio caem 5,9%, mantendo sequência negativa desde maio de 2015. 

De acordo com o instituto, em janeiro houve queda nas vendas, em relação a dezembro, em seis das oito atividades pesquisadas, com retração de 4,8% em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e de 4,4% em combustíveis e lubrificantes. As exceções foram dos setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, praticamente estável (0,2%), e tecidos, vestuário e calçados (4,1%), resultado “influenciado pelas promoções de queima de estoques do Natal”.

O chamado comércio varejista ampliado variou -0,2%, com influência de veículos e motos, partes e peças (0,3%) e material de construção (-0,8%). 

Na comparação com janeiro de 2016, todas as atividades registraram variação negativa. A de hipermercados/supermercados caiu 7%, no maior impacto negativo, enquanto combustíveis e lubrificantes teve retração de 9%. No varejo ampliado (-4,8%), veículos/motos, partes/peças caiu 4,6% e material da construção variou -0,3%.

Também na comparação com janeiro do ano passado, o comércio teve queda em 24 das 27 unidades da federação, com destaque para o Distrito Federal (-20,9%). Em São Paulo, a queda foi de 8,4% e no Rio de Janeiro, de 6,6%. As exceções foram Alagoas (1,5%), Santa Catarina (0,4%) e Rio Grande do Sul (0%).