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Itaú lidera ranking de reclamações de clientes contra bancos ao BC

No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes contra o banco, seguido na lista por Bradesco e Caixa
por Redação RBA, corrigido às 17h45 publicado 15/01/2016 14:23, última modificação 15/01/2016 18:00
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No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes contra o banco, seguido na lista por Bradesco e Caixa
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Itaú liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras em novembro, com índice de 10,22

Brasília – O Itaú liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras em novembro, com índice de 10,22, de acordo com dados divulgados hoje (15) pelo Banco Central (BC). Em seguida vem o Bradesco, com índice de 8,39, e em terceiro a Caixa, com 7,89. 

Os cinco mais reclamados somam 2.146 reclamações consideradas procedentes, ou seja, o BC verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação: Itaú, 612 reclamações; Bradesco, 647; Caixa Federal, 616; HSBC, 78; e Santander, 193 reclamações. (Esta nota corrige informação anteriormente publicada, que informava como total as 612 reclamações que dizem respeito apenas ao Itaú.)

O índice corresponde a uma leitura proporcional ao número de correntistas. Na relação estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição para cada grupo de 1 milhão de clientes.

Em dezembro, as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (294) foram o principal motivo de reclamação. Em segundo lugar ficou a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (280) e em terceiro, o débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (255).

Em nota, o Itaú respondeu que em 2015 foi incorporado o atendimento de novos negócios e isso gerou um aumento natural no número consolidado de reclamações. “De qualquer forma, todas as manifestações de nossos clientes são objeto de nossa melhor atenção e representam oportunidades. Continuaremos trabalhando para aprimorar os serviços e para aumentar a satisfação dos clientes”, disse o banco.

Procurados, o Bradesco e a Caixa ainda não se pronunciaram sobre o ranking.

Com informações da Agência Brasil

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