Para presidente do BC, resultado do PIB confirma ‘gradual recuperação’

Segundo o presidente do Banco Central, a demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil) São Paulo – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, […]

Segundo o presidente do Banco Central, a demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

São Paulo – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que o resultado do PIB divulgado hoje (1º) pelo IBGE “confirmou a gradual recuperação da atividade econômica no segundo semestre do ano passado”, período em que a alta anualizada foi de 2%, ante 0,8% na primeira metade de 2012. “A demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, como sugerem, pelo lado da oferta, o desempenho do setor de serviços; e, pelo da demanda, o do consumo das famílias, que tem sido estimulados pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda”, disse o presidente do BC.

“É importante destacar a retomada dos investimentos no quarto trimestre, bem como a tendência de que sejam impulsionados pelos estímulos introduzidos na economia e pelas perspectivas de que o ritmo de crescimento em 2013 será bem superior ao observado em 2012”, acrescentou o presidente da autoridade monetária.

Segundo ele, o atual ciclo de crescimento tende a continuar nos próximos anos, mesmo com um ambiente interno ainda “complexo”. Isso deverá ser garantido pelos “sólidos fundamentos e um mercado interno robusto (que) constituem um diferencial da economia brasileira”.