ANP confirma aumento da quantidade de álcool na gasolina

Rio de Janeiro – A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, informou hoje (17) que o percentual de etanol na gasolina passará de 20% para 25%, no […]

Rio de Janeiro – A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, informou hoje (17) que o percentual de etanol na gasolina passará de 20% para 25%, no final da safra da cana-de-açúcar, possivelmente no mês de abril. “Temos de confirmar a safra, mas estamos achando que sim”, disse.

Ao chegar para evento da Transpetro, no Rio, Magda confirmou para maio e novembro as rodadas de licitação da exploração de petróleo e gás, paradas à espera de definição das regras de distribuição de royalties.

“Estamos discutindo o passado, o futuro está pacificado”, disse Magda. Serão licitados 172 blocos. A expectativa é de muita procura, uma vez que as áreas oferecidas aparecem entre as mais lucrativas.

A diretora da ANP informou que está previsto para este ano o primeiro leilão de gás xisto. “As reservas são relevantes, não podemos deixar paradas”, afirmou. A Bacia do Parnaíba, no Nordeste, e de Parecis, em Mato Grosso, estão incluídas. De acordo com ela, foram selecionadas áreas que podem ser produtoras, embora ainda não se tenha certeza disso. Por isso, é preciso continuar investindo. “Fizemos uma associação: se a previsão for confirmada, é gás para chuchu, mais que o pré-sal”, ressaltou Magda Chambriard.

A Transpetro recebe hoje (16) o Navio Rômulo Almeida, no Estaleiro Mauá, com capacidade para transportar 56 milhões de litros de derivados de petróleo. A embarcação presta homenagem ao especialista baiano que contribuiu para a criação de estatais no Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas.