Vendas no comércio cresceram 5,9% em 2009

Setor de supermercados foi destaque. Para o IBGE, o desempenho reflete aumento do poder de compra da população

São Paulo – O volume de vendas do comércio varejista registrou crescimento de 5,9% em 2009, segundo informou o IBGE nesta terça-feira (23). A receita nominal aumentou 10%.

Entre os segmentos, o de hipermercados e supermercados cresceu 8,3% no ano passado, sendo responsável por 67,8% da taxa total. “Este desempenho reflete, principalmente, o aumento do poder de compra da população decorrente do aumento da massa de salário da economia (obtida pela melhora da renda e do emprego) e da expansão do crédito”, afirma o instituto.

O segundo maior impacto foi do segmento outros artigos de uso pessoal e doméstico, com crescimento de 8,4%, respondendo por 11,9% da taxa. “Englobando segmentos como lojas de departamento, ótica, joalheira, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, esta atividade teve seu desempenho também influenciado pela evolução positiva da massa de salários e pela retomada gradual do crédito”, diz o IBGE.

Apenas em dezembro, as vendas creceram 9,1% em relação a igual mês do ano anterior e caíram 0,4% ante novembro do ano passado. Já a receita cresceu 11,9% na comparação anual e também recuou 0,4% na comparação mensal.

Leia também

Últimas notícias