Indústria de SP tem maior alta desde abril de 2008

São Paulo – A atividade na indústria paulista registrou em setembro a maior alta desde abril de 2008, recuperando-se da queda do mês anterior, com destaque para os setores de […]

São Paulo – A atividade na indústria paulista registrou em setembro a maior alta desde abril de 2008, recuperando-se da queda do mês anterior, com destaque para os setores de Máquinas e equipamentos e Veículos automotores.

O Índice de Nível de Atividade (INA) subiu 4,3% em setembro ante agosto, segundo dados com ajuste sazonal divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta terça-feira (27). Sem ajuste, o indicador aumentou 2,7%.

Na comparação com setembro de 2008, no entanto, a atividade recuou 6,0%. No ano, o INA acumula baixa de 12,3% –maior recuo para o período da série histórica.

A Fiesp acrescentou que o nível de utilização da capacidade instalada, com ajuste sazonal, atingiu 81,2% em setembro, ante 80,3% em agosto e 82,6% em igual período de 2008.

Os setores com maior uso da capacidade em setembro foram Coque, refino de petróleo, combustíveis nucleares e produção de álcool (97,6%, sem ajuste sazonal) e Celulose, papel e produtos de papel (91,2%, sem ajuste sazonal).

A produção de Máquinas e equipamentos cresceu 4,2% em setembro frente a agosto, com ajuste sazonal, sugerindo uma melhora depois de acumular fraca performance desde o pico da crise, com queda de 24,3% acumulada em 12 meses até setembro.

A atividade de Veículos automotores cresceu 6,4% no mês, acumulando baixa em 12 meses de 15,9%.

A Fiesp revisou a produção industrial paulista em agosto para queda de 1,0%, com ajuste sazonal, ante leitura preliminar de recuo de 0,8%.

Fonte: Reuters

 

Leia também

Últimas notícias