Empresários cobram apoio de Lula para investimentos em inovação

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe alunos do Senai que participaram das Olimpíadas do Canadá (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr) Brasília – Durante audiência com o presidente Luiz […]

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe alunos do Senai que participaram das Olimpíadas do Canadá (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)

Brasília – Durante audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empresários da indústria cobraram nesta sexta-feira (23) o estreitamento da relação entre governo e setor privado para estabelecer uma parceria público-privada para investimentos em inovação.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, lenbrou que o setor privado tem grande responsabilidade nesse processo, mas que a aliança com o governo ajuda a “impulsionar” a agenda.

“Reconhecemos que ainda temos muito o que fazer para que todo o tecido empresarial se envolva”, disse, ao destacar que as pequenas e médias empresas ainda não estão “engajadas” no processo. “Se o Brasil não avançar, a indústria brasileira vai enfrentar dificuldades”, alertou Monteiro Neto. Ele disse que, durante a reunião, Lula se comprometeu a criar um grupo para efetivar a parceria público-privada para investimentos em inovação.

O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, avaliou a audiência como “positiva”. Ele lembrou que o governo já vinha se comprometendo com a agenda de investimentos em inovação e classificou a iniciativa como “peça-chave” para a competitividade brasileira. “Vamos chegar a 30 mil empresas e elevar a capacidade de competição da economia brasileira”, disse.

Durante a audiência, o presidente recebeu ainda 24 alunos que representaram o Brasil no Worldskills, torneio de educação profissional que reuniu mais de 900 alunos de 50 países, em setembro, no Canadá.

A delegação brasileira foi representada por 22 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os estudantes mostraram habilidades em provas de eletrônica, mecânica de refrigeração, tecnologia da informação e desenho mecânico.

Fonte: Agência Brasil