Confiança na indústria é a maior desde janeiro de 2005

Brasília – A confiança dos industriais brasileiros superou em outubro os níveis pré-crise e ultrapassou pela primeira vez no ano a marca dos 50 pontos, indicando que os empresários voltaram […]

Brasília – A confiança dos industriais brasileiros superou em outubro os níveis pré-crise e ultrapassou pela primeira vez no ano a marca dos 50 pontos, indicando que os empresários voltaram a ficar otimistas com a economia.

O indicador de confiança da Confederação Nacional da Indústria (ICEI) teve uma alta de 7,7 pontos em outubro frente a julho e somou 65,9 pontos – nível mais elevado desde janeiro de 2005 (66,2 pontos).

“O resultado indica a consolidação do processo de recuperação do crescimento e aponta para a retomada dos investimentos”, afirmou a CNI em nota.

Em abril do ano passado, o ICEI, então em 62 pontos, começou a cair e chegou a 47,4 pontos em janeiro. Desde então, a confiança vinha subindo, mas não tinha ainda superado os 50 pontos.

“Antes (do início da crise), a produção industrial estava num ritmo forte, então o empresário não acreditava que subiria muito”, afirmou Renato da Fonseca, gerente-executivo da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI. “Como agora estamos com uma produção ainda inferior em relação ao ano passado, o empresário tende a apostar numa alta mais rápida.”

O indicador de outubro foi impulsionado principalmente por uma melhora do otimismo com as condições atuais da economia, que passou a 60,5 pontos, ante 47,2 pontos em julho. No mesmo período, a expectativa dos empresários em relação aos próximos seis meses passou para 68,7 pontos, de um patamar anterior de 63,6 pontos.

Fonte: Reuters