Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2009 / 07 / Ministros dizem que crescimento do país em 2009 deve ficar acima da média mundial

Ministros dizem que crescimento do país em 2009 deve ficar acima da média mundial

Já para 2010, dados pessimistas indicam crescimento entre 2,5% e 3,5%
por Daniel Lima e Yara Aquino publicado 13/07/2009 17h48, última modificação 13/07/2009 17h49
Já para 2010, dados pessimistas indicam crescimento entre 2,5% e 3,5%

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciaram dados confortáveis sobre o desempenho da economia brasileira para 2010, durante as exposições que fizeram na reunião ministerial na Granja do Torto, coordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, as previsões de crescimento da economia brasileira para 2010, com base em dados mais pessimistas, indicam um crescimento entre 2,5% e 3,5%. Já as estimativas de analistas norte-americanos, assinalou ele, projetam crescimento até 5%.

Segundo Múcio, os ministros também falaram sobre a expectativa de crescimento para 2009, que devem ficar acima da média mundial. “Isso é uma coisa que nos conforta”, disse. “E mostra que estamos enfrentando a crise com previsão de terminar este ano com saldo positivo, com previsão de geração de novos postos de trabalho, com a economia voltando a dar sinais de reaquecimento e a indústria voltando a contratar e com novas empresas surgindo.”

Ainda de acordo com Múcio, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, fez um balanço do crescimento das exportações do setor. Stephanes disse que alguns mercados, como o asiático, voltaram a ser grandes compradores dos produtros agrícolas brasileiros. 

Fonte: Agência Brasil