Receita libera consulta ao primeiro lote de restituições do IR

Liberação vai priorizar idosos, que são mais de um milhão dos 1,3 milhão de contemplados; Dinheiro estará disponível para saque no dia 15, segunda-feira

A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física. O lote inclui tanto aqueles que declararam o IR este ano quanto os contribuintes que caíram na malha fina em 2008, mas foram liberados e agora têm valores a receber. Essa é a primeira vez que a Receita Federal unifica o pagamento de exercícios fiscais diferentes.

A relação de 1,3 milhão de beneficiados estará disponível para consulta no site da Receita ou pelo telefone 146. Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para saber se está na lista. Quem for contemplado poderá sacar o dinheiro a partir do dia 15, uma segunda-feira, com correção correspondente à taxa básica de juros, Selic.

Devido ao Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos terão prioridade neste lote, o que corresponde a um milhão do total de declarações incluídas. Em seguida, serão liberadas as restituições dos contribuintes que fizeram a declaração nos primeiros dias de entrega. No total, a Receita terá um custo de R$ 1,55 bilhão com o primeiro lote.

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá ir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (nas capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades). O cliente deverá agendar o crédito em conta corrente ou de caderneta de poupança em seu nome, em qualquer banco.

Com informações da Agência Brasil e da Receita Federal.