Leilão de energia para entrega em 2012 atrai 119 projetos

Em meio à crise econômica global, primeira oferta do gênero em 2009 será feita apenas em agosto e funciona como teste para o 'apetite' do mercado

RIO DE JANEIRO – O leilão de energia para entrega daqui a três anos, o chamado A-3, atraiu o cadastro de 119 usinas que totalizam oferta de 14.362 megawatts a partir de 2012, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta terça-feira (02).

A licitação está prevista para 27 de agosto e será a primeira oferta de energia este ano, testando o apetite do mercado em meio à crise econômica global. O prazo para o cadastramento se encerrou nesta terça-feira e agora a EPE avaliará a documentação para confirmar a presença dos projetos no leilão.

Do total de empreendimentos, 54 usinas com capacidade de 11.344 megawatts serão de termelétricas a gás natural, seguindo uma tendência estimulada pelo governo de reduzir o número de térmicas a óleo combustível ou diesel, mais poluentes.

O restante do inscritos são pequenas hidrelétricas (PCHs), que somam 31 empreendimentos ou oferta de 390 megawatts, além de oito térmicas a óleo combustível, 20 movidas a bagaço de cana de açúcar e três de outras biomassas. O leilão contará ainda com duas hidrelétricas, no total de 20 megawatts, e 1 térmica a gás de processo (co-geração).

A grande presença de térmicas, segundo a EPE, deve-se ao fato de o prazo de entrega ser de apenas três anos.

“Esse movimento em direção à redução do impacto ambiental será intensificado no Leilão A-5, para 2014, a partir de uma oferta maior de hidrelétricas em lugar de termelétricas”, destacou em comunicado o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.

O Leilão A-5 não tem data definida, mas a expectativa é que ocorra no final do ano.

© 2009 Reuters. Todos os direitos reservados.