Consumo de gás natural no Brasil volta a cair em abril

Foram consumidos 32,8 milhões de metros cúbicos de gás por dia, representando uma queda de 4,5% em relação a marco

Rio de Janeiro (Reuters) – O consumo de gás natural no país voltou a perder força em abril depois de ter esboçado ligeira reação em março, caindo para 32,8 milhões de metros cúbicos diários, queda de 4,5% contra o mês anterior, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Natural (Abegás).

“À exceção do segmento residencial, todos os outros apresentaram queda. O resultado foi que, desde o ano de 2004, o consumo de gás natural não era tão baixo como o valor apresentado neste mês”, informou a Abegás, culpando “a falta de política energética e o preço do insumo”, como principais causas do recuo.

Devido à alta do produto, muitas indústrias vêm utilizando óleo combustível, aproveitando a queda do preço do petróleo no mercado internacional. O menor uso de usinas térmicas no início do ano também contribuiu para a redução do consumo de gás.

De janeiro a abril, o consumo de gás natural teve uma diminuição de 34,97% se comparado ao mesmo período do ano passado. O segmento industrial, maior consumidor do insumo no país, registrou redução de 28% nos primeiros quatro meses do ano.

O setor térmico teve queda de 60,3% de janeiro a abril em relação ao consumo do primeiro quadrimestre de 2008. “As indústrias consumiram menos, cerca de oito milhões de metros cúbicos por dia no período, disse a Abegás.

Segundo a associação, nos primeiros quatro meses do ano o consumo da indústria foi de 18,7 milhões de metros cúbicos diários, contra 26 milhões há um ano.