Hora da verdade

Rússia e Uruguai passam, Espanha e Portugal perto: quem pega quem?

Com exceção dos donos da casa, favoritos sofrem para chegar às oitavas. Última rodada, na segunda-feira, definirá os confrontos

reprodução

Espanha venceu o Irã com resultado magro: pelo que se viu até aqui, ninguém terá vida fácil nesta edição da Copa

São Paulo – Não foi tão tranquilo quanto se poderia esperar, mas os favoritos dos grupos A e B da Copa estão perto de confirmar seu favoritismo e com os resultados desta quarta-feira (20) passaram à próxima fase, das oitavas de final. Mas apenas na próxima rodada se saberá quem enfrenta quem. Hoje, só placares magros: foram três 1 a 0, de Uruguai contra Arábia Saudita, Portugal contra Marrocos e Espanha contra Irã.

Pelo A, Rússia e Uruguai têm os mesmos seis pontos, mas os anfitriões estão com sete gols de saldo, ante apenas dois dos sul-americanos. As duas seleções se enfrentam na próxima segunda-feira (25), às 11h. Em caso de empate, a Rússia fica em primeiro e vai enfrentar o segundo colocado do B. As outras seleções, Arábia Saudita e Egito, já estão fora e farão a sua despedida da Copa.

No Grupo B, Espanha e Portugal estão rigorosamente iguais: quatro pontos e saldo de um gol. O Irão tem três pontos, sem saldo. A definição será também na segunda-feira, às 15h. Os espanhóis enfrentam Marrocos e os portugueses, o Irã. Pelo que se viu até aqui, ninguém terá vida fácil, mesmo com a Espanha enfrentando um time já eliminado. E Portugal, dependente de Cristiano Ronaldo – que anotou os quatro gols marcados pela seleção –, entrará em campo contra um Irã que tem chances de classificação.

Na sequência do torneio, pelas oitavas, o primeiro do Grupo A enfrentará o vice do B no outro sábado (30), às 15h. E  o campeão do B pega o segundo colocado do A no domingo (1º), às 11h.

Mais dois classificados podem sair nesta quinta (21), caso Dinamarca e França vençam suas partidas. Os dinamarqueses jogam às 9h contra a Austrália, que vendeu caro a derrota para a França na primeira rodada. E os azuis enfrentam às 12h o Peru, que poderia ter tido melhor sorte no primeiro jogo, mas também perdeu.

No terceiro jogo de amanhã, a Argentina, depois de empatar a primeira partida (1 a 1 com a Islândia), joga a vida contra a líder Croácia, às 15h.