Ônibus intermunicipais de SP têm reajuste de 8,8%

Índice ficou abaixo da inflação dos últimos 18 meses. Passageiros podem comprar bilhetes no valor antigo até esta quinta-feira (15)

São Paulo – Nesta sexta-feira (16), as tarifas dos ônibus das linhas intermunicipais paulistas serão reajustadas 8,88%. Até a quinta-feira anterior, os usuários que pretendem se deslocar entre cidades dentro do estado podem comprar passagens com data em aberto sem reajuste, uma vez que os bilhetes valem por um ano.

O reajuste foi autorizado pela Artesp (Agência Reguladora de Transportes). O cálculo do novo valor representa, segundo a agência, a recomposição de custos operacionais entre janeiro de 2010 e junho de 2011. O índice inflacionário do período, IPC-A, ficou em 10,01%. O aumento entra em vigor após 18 meses sem reajustes.

Os números levam em conta as depesas custos operacionais, como aumentos de salários da categoria e valores de pneus e combustível. Além disso, no ano passado mais de 446 veículos zero km foram incluídos na frota do transporte

Os usuários da rede intermunicipal dentro do estado de São Paulo têm a linha telefônica gratuita da Ouvidoria da Artesp para pedir informações: 0800 727 83 77.