luta por moradia

MTST tenta discutir destino de ocupação com prefeito de São Bernardo

Sem-terra marcharam até a prefeitura para cobrar encontro com o tucano Orlando Morando

Júlia Dolce/BRASIL DE FATO

Sem-teto se concentraram em frente à prefeitura, enquanto comissão se reunia com representantes do Executivo

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou, nesta quinta-feira (30), uma marcha em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, até a prefeitura, para cobrar um posicionamento da prefeitura em relação ao processo de negociação com as famílias da Ocupação Povo Sem Medo. Os sem-teto se concentraram em frente à Prefeitura por cerca de duas horas, enquanto uma comissão de seis pessoas se reunia com secretários e assessores do prefeito, Orlando Morando (PSDB). De acordo com os manifestantes, a prefeitura não apresentou propostas até o momento.

Ramon Koelle, da brigada jurídica do MTST, diz que o foco do movimento é que o prefeito defina a área da ocupação como uma zona de interesse social “porque a gente entende que isso, nesse primeiro momento, pode sinalizar uma boa vontade da Prefeitura de garantir o direito de moradia das famílias. Não é algo que precise de uma verba, uma destinação orçamentária”, afirma em entrevista ao jornal Brasil de Fato.

Nesta sexta-feira (1º), faz três meses que cerca de 500 famílias ocuparam o terreno de propriedade da empresa MZM Construtora, abandonado há mais de 40 anos e com uma dívida de IPTU de meio milhão de reais. Hoje, mais de 7 mil famílias ocupam a área, formando a maior ocupação do MTST no país.

Assista à reportagem da TVT:

Leia também

Últimas notícias