Guerra da água

Justiça manda parar obras que retiram água em terra indígena no Ceará

Decisão é vitória parcial de comunidades tradicionais, que lutam contra a retirada de água do Lagamar do Cauípe e do Aquífero das Dunas, próximos a Fortaleza, para atender principalmente empresas

Arquivo

Moradores entraram com ação popular por entender que a retirada da água vai beneficiar apenas as empresas

São Paulo – A Juíza da 1ª Vara da Comarca de Caucaia, no Ceará, Maria Valdileny S. Franklin, concedeu, na tarde de hoje (13), medida liminar para suspender imediatamente as obras e as atividades relacionadas à retirada de recursos hídricos do Lagamar do Cauípe e do Aquífero das Dunas. A juíza sustou também todos os atos administrativos – licenças, autorizações e outorgas – que autorizavam essas obras.

A magistrada acolheu pedidos feitos em ação popular ajuizada por lideranças do povo indígena Anacé do território atingido pelas obras. A população é contrária à obra proposta pelo governo do estado por entender que o projeto vai retirar cerca de 200 litros de água por segundo da Lagoa para abastecer, em maior parte, indústrias e novos empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. 

De acordo com seu despacho, além de suspender as obras e as atividades relacionadas à retirada dos recursos hídricos, ela sustou a validade dos atos administrativos relativos às licenças de instalação para ampliação, a autorização ambiental e a outorga de direito de usos dos recursos hídricos concedido pela companhia de recursos hídricos do estado.

Na hipótese de descumprimento da liminar, fica estabelecida multa diária de R$ 1.000,00 até o limite de R$ 50.000,00.

A juíza ainda notificou o Ministério Público estadual e a Fundação Nacional do Índio (Funai), para que informe se os recursos hídricos do Lagamar do Cauipe e dos Poços do Pecém situam-se em terras indígenas em processo de demarcação, e autorizou o auxílio de força policial para a efetivação da tutela, caso necessário.