Polêmica

Vinda de Judith Butler ao Brasil tem apoio de cientistas sociais

A participação da intelectual norte-americana em colóquio para discutir democracia e a busca por soberania popular tem sido criticada ferozmente pelo MBL e pelo ator de cinema pornô Alexandre Frota

Reprodução/Youtube

Ao jornal Extra Classe, Butler disse que integrantes do MBL e Frota “”estão no meio de um pesadelo de sua própria criação”

São Paulo – A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) divulgou nota em apoio à vinda da filósofa Judith Butler ao Brasil, bem como ao exercício de sua liberdade de expor seus argumentos, proposições e discussões que não acreditamos poder ser cerceadas. A visita da intelectual norte-americana, com participação confirmada no colóquio Os fins da democracia – estratégias populistas, ceticismo sobre a democracia e a busca por soberania popular sido criticada ferozmente pelo MBL e pelo ator de cinema pornográfico Alexandre Frota.

De acordo com o comunicado da entidade que congrega 111 programas de pós-graduação em Antropologia, Ciência Política, Ciências Sociais e Sociologia em todo o país, “uma mordaça sobre a fala de Butler é uma ameaça para todos e todas nós, cuja vida acadêmica e intelectual não pode prescindir desta liberdade”.

Ainda segundo a nota, “um trabalho intelectual cuja premissa é a liberdade de pensamento, a possibilidade de crítica, e a capacidade de colocar em debate questões relevantes para o conjunto da sociedade, no entanto, está ameaça por grupos que pretendem impedir a vinda de Butler ao Brasil, a realização do seminário e o livre diálogo de ideias.”

Em entrevista ao jornal Extra Classe, editado pelo sindicato dos professores da rede privada do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS), Butler afirmou que os integrantes do MBL e Frota “estão no meio de um pesadelo de sua própria criação“.

O evento é promovido pela Universidade da Califórnia em Berkeley e a Universidade de São Paulo (USP). Está prevista a participação de professores de diversas outras universidades estrangeiras, como Humboldt Universität, Boğaziçi University, Université de Paris VII e de Universidade de Buenos Aires, entre outras.

Doutora em Filosofia pela Universidade de Yale, professora na Universidade da Califórnia em Berkeley, onde leciona no Departamento de Literatura Comparada e no Programa de Teoria Crítica, Judith Butler é autora de 15 livros, dos quais seis traduzidos no Brasil por diferentes editoras.

 

Conteúdo
judith.jpg
Em entrevista ao jornal Extra Classe, Butler disse que MBL e Frota “estão no meio de um pesadelo de sua própria criação”

Leia também

Últimas notícias