Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2013 / 09 / Nas eleições 2014, 374 cidades do país terão identificação biométrica

identificação

Nas eleições 2014, 374 cidades do país terão identificação biométrica

Recadastramento deve contar com 22 milhões de impressões digitais cadastradas na Justiça Eleitoral já na próxima eleição
por Redação publicado 09/09/2013 09:20, última modificação 09/09/2013 09:22
Comments
Recadastramento deve contar com 22 milhões de impressões digitais cadastradas na Justiça Eleitoral já na próxima eleição
Antônio Cruz/ ABR
biometria

A identificação por biometria já é usada por algumas empresas e serviços do governo federal para identificação

São Paulo – O cadastramento biométrico está sendo feito desde 2010 para que eleitores possam ser identificados pelas digitais na hora de votar. Dessa maneira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera realizar de maneira mais segura o processo eleitoral, já que confirma com mais precisão a identidade dos eleitores.

Para as eleições de 2014, 11 cidades no estado de São Paulo já usarão a biometria nas eleições Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Louveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Vinhedo e Embu das Artes. O recadastramento nestas cidades é obrigatório e deve ser agendado pelo site do TSE ou por telefone. Após agendar, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral de seu município com a identidade, título de eleitor, e comprovante de residência atualizado. No país inteiro, para a eleição de 2014, 374 cidades em todo o país contarão com a biometria.

São Paulo, Osasco e São Bernardo do Campo são cidades que já estão com a possibilidade do recadastramento aberta, mas ainda não obrigatória, e o reconhecimento pela biometria não valerá para as eleições do ano que vem. O recadastramento passou a ser feito nas eleições municipais de 2008, em três cidades de estados diferentes: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC), totalizando 40 mil eleitores recadastrados.

Nas eleições de 2012, cerca de 7,7 milhões de eleitores, em 299 municípios de 24 estados, já votaram biometricamente. E em 2013 a Justiça Eleitoral iniciou a terceira etapa para a identificação biométrica, com foco nas eleições de 2014. Até agora, há cerca de 13,5 milhões de eleitores já recadastrados em todo o país.

A expectativa é que, para 2014, cerca de 22 milhões de eleitores já estejam com suas digitais nos bancos de dados da Justiça Eleitoral, e que em 2018 todos os eleitores brasileiros já usem da biometria para votar.

Segundo o TSE, a possibilidade da não identificação de eleitores devidamente cadastrados é mínima, já que as dez digitais são colhidas nos cartórios eleitorais no momento do recadastramento. No Brasil, a emissão de passaportes, de carteiras de identidade e cadastros das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos de identificação.

Para verificar o processo de recadastramento em cada cidade do país, acesse o site do TSE.

comentários do blog alimentados pelo Disqus