Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2012 / 09 / Senado aprova cota para pessoas com deficiência em programas de qualificação profissional

Senado aprova cota para pessoas com deficiência em programas de qualificação profissional

por Marcos Chagas, da Agência Brasil publicado 12/09/2012 12h23, última modificação 12/09/2012 12h23

Brasília – A pessoa com deficiência deve ter direito a 10% das vagas em programas e ações de qualificação profissional financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O projeto de lei que prevê o benefício foi aprovado hoje (12) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e segue para votação na Câmara.

Autora do projeto de lei, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) justificou que as empresas obrigadas a preencher cotas de contratação previstos em lei não encontram no mercado pessoas com deficiência aptas a ocupar as vagas oferecidas.

O relator Paulo Paim (PT-RS) destacou a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam no processo de escolarização e no acesso ao trabalho. Segundo ele, os problemas abrangem desde a inadequação arquitetônica dos estabelecimentos de ensino até o “despreparo de muitos profissionais de educação para acolher pessoas com necessidades especiais”.

registrado em: , , ,