‘Sopão’ critica ações de Kassab contra pobres e moradores de rua

Entre as críticas foi apontada a relação da prefeitura com o mercado imobiliário

São Paulo – Ato público intitulado “Sopão”, em frente à Prefeitura de São Paulo, na última sexta-feira (27), teve como principais críticas da gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) a violência contra a população de rua e as relações entre a prefeitura e o mercado imobiliário. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade.

Segundo os manifestantes, a política atual visa fazer uma higienização da cidade, excluindo principalmente os pobres. Segundo o artesão e morador de rua Renato Sanchez, além de dormirem em cima de papelões, ainda sofrem violência pela Guarda Civil Metropolitana que joga água na população de rua e retira os seus cobertores. “Diariamente a gente passa por essa situação”, disse.

De acordo com o professor Roberto Guido, da rede estadual de ensino, o problema enfrentado pelos moradores faz parte de um modelo de política, que tem também relação com a especulação imobiliária. “Além da higienização, estamos assistindo a um boom de empreendimentos imobiliários e nesse momento, os incêndios criminosos atingindo favelas e comunidades, não são meras coincidências”, afirmou.

Os manifestantes saíram em passeata da Prefeitura de São Paulo até a Praça da Sé, onde fizeram um sopão. Há cerca de um mês, a prefeitura que iria proibir instituições voluntárias de distribuir sopa aos moradores de rua. Com a repercussão negativa, o prefeito recuou.

Ouça a reportagem completa de Leandro Melito, da Rádio Brasil Atual

Leia também

Últimas notícias