Um quarto das mulheres brasileiras sofre algum tipo de violência na hora do parto

Momento marcante da vida não pode se expor a traumas (Foto: André François) São Paulo – Uma em cada quatro mulheres brasileiras sofre algum tipo de agressão durante o parto, […]

Momento marcante da vida não pode se expor a traumas (Foto: André François)

São Paulo – Uma em cada quatro mulheres brasileiras sofre algum tipo de agressão durante o parto, em hospitais públicos ou privados. A partir desse dado alarmante, revelado por um estudo da Fundação Perseu Abramo, as pesquisadoras Ana Carolina Franzon, Lígia Moreira Sena e Fernanda Andrade Café elaboraram o Teste de Violência Obstétrica.

O teste é difundido desde o último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, por mais de 60 blogs. A meta das pesquisadoras é alcançar hoje (15) 1.500 preenchimentos. No questionário, xingamentos e humilhações durante o parto são relatadas por mulheres. De acordo com a bióloga Lígia Moreira Sena, muitas delas já foram desrespeitadas por desconhecer seus direitos.

Em reportagem da Rádio Brasil Atual, Lígia oferece uma série de orientações para que a gestante busque as melhores formas de atendimento e exija respeito e amparo no momento que deve ser marcado pela felicidade, e não pelo trauma de um atendimento desumano. Ouça aqui.

Leia também a reportagem “As outras dores do parto“, na edição de março da Revista do Brasil.

Leia também

Últimas notícias