Itamaraty afirma que Brasil se esforçará para cumprir sentença da OEA no caso Araguaia

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta quarta-feira (15), em nota, que o Brasil está cumprindo várias determinações da sentença anunciada na terça-feira (14) pela Corte Interamericana de […]

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta quarta-feira (15), em nota, que o Brasil está cumprindo várias determinações da sentença anunciada na terça-feira (14) pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que puniu o país pelo desaparecimento de 62 pessoas na Guerrilha do Araguaia. A nota ainda afirma que essas medidas continuarão a ser implementadas e que “o Brasil também envidará esforços para encontrar meios de cumprir as determinações remanescentes da sentença”.

O Itamaraty também afirmou que o Estado brasileiro reconheceu sua responsabilidade pela morte e pelo desaparecimento de pessoas durante o Regime Militar, apresentando informações sobre medidas implementadas, nos planos legal e político, em sua defesa junto à CIDH. Cita como exemplos o pagamento de indenizações a familiares das vítimas e o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da constitucionalidade da Lei da Anistia em abril deste ano.

“Essas medidas também incluíram os esforços, ainda em curso, de localização e identificação de restos mortais; de compilação, digitalização e difusão de documentos sobre o período do regime militar; e de preservação, divulgação e valorização da memória histórica associada àquele período” afirmou a nota.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias