Idec divulga ranking 2009 de prejuízos ao consumidor

Setores regulados, como planos de saúde, telefonia e bancos, continuam liderando as reclamações

Aproveitando que em março se comemora o Dia Mundial do Consumidor, o Idec divulga o balanço dos números de seu atendimento em 2009, que, embora referentes apenas às demandas dos associados ao instituto, refletem a realidade dos consumidores brasileiros.

No ano passado, os setores com mais reclamações foram os mesmos dos últimos anos. Como já era de se esperar, o tema mais procurado foi planos de saúde, que completa uma década no topo do ranking. O segundo assunto mais reclamado, como em 2008, foi a área de telecomunicações. A terceira posição ficou com o setor financeiro. 

Os três setores contam com agências federais para sua regulação. Segundo o Idec, a presença constante destas atividades entre as mais reclamadas aponta para a baixa eficácia da atuação dos respectivos órgãos (Agência Nacional de Saúde, Anatel e Banco Central).

Leia o relatório completo em www.idec.org.br, no link Idec em Ação

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