Por jornada de 30 horas, servidores da saúde de Curitiba varrem Prefeitura

São Paulo – Servidores da saúde de Curitiba protestaram em frente à Prefeitura do município na tarde desta quarta-feira (28) na tentativa de abertura de diálogo com o prefeito Luciano […]

São Paulo – Servidores da saúde de Curitiba protestaram em frente à Prefeitura do município na tarde desta quarta-feira (28) na tentativa de abertura de diálogo com o prefeito Luciano Ducci (PSB). Os trabalhadores reivindicam a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais e chegaram a varrer a rampa da sede da administração municipal para driblar liminar da Prefeitura que impedia o acampamento dos manifestantes.

A “greve dos excluídos”, que mobiliza aproximadamente 300 trabalhadores na cidade, segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), completa seu 24º dia. Os trabalhadores criticam projeto aprovado em novembro pela Câmara de Vereadores que reduz a jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais de uma pequena parte dos servidores da saúde. A medida exclui 39 categorias do funcionalismo público da saúde, com a justificativa de que seriam contemplados trabalhadores que trabalham sob condições estressantes.

Somente cinco categorias – trabalhadores da enfermagem (enfermeiros, auxiliares e técnicos), técnicos de higiene dental e assistentes de consultório dentário – terão sua jornada reduzida a partir de março do ano que vem. Para os demais profissionais, como biólogos e farmacêuticos, há possibilidade remota de negociação a partir de fevereiro de 2012.

Estava previsto para esta manhã um encontro com Ducci, mas foi cancelado. A diretora de comunicação do Sismuc, Alessandra Cláudia de Oliveira, questionou a forma como o prefeito lida com os servidores. “O sinal está dado. O prefeito trocou o diálogo conosco pela força da polícia, ou seja, o bom senso pela intransigência. E acho que ele vai fazer isso com qualquer cidadão que se opor ao seu regime”, criticou.

Os principais procedimentos paralisados em Curitiba são recebimento e análise de exames e outras atividades laboratoriais.

Leia também

Últimas notícias