Melhores ritmistas do Brasil se reúnem no Rio de Janeiro

Domenico Lancellotti é curador do Festival do Ritmo (Foto: Daryan Dornelles) Durante todo o mês de janeiro, fevereiro e março, os melhores ritmistas do Brasil estarão reunidos no Espaço Cultural […]

Domenico Lancellotti é curador do Festival do Ritmo (Foto: Daryan Dornelles)

Durante todo o mês de janeiro, fevereiro e março, os melhores ritmistas do Brasil estarão reunidos no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Rio de Janeiro. Trata-se do Festival do Ritmo, que tem curadoria de Domenico Lancellotti e contará com oito shows dos melhores bateristas em atividade no país, dividindo o palco com artistas da nova geração. Após a apresentação, haverá sempre um bate papo com a plateia.

No dia 16, Wilson das Neves receberá justamente o curador, Domenico Lancellotti. Dia 23, será a vez de Neném convidar Suzano e Pedro Sá. O dia 30 de janeiro contará com Mamão e Thalma de Freitas. Oscar Bolão dividirá o palco com Luis Felipe de Lima e Carlos Malta, enquanto Robertinho Silva convidará Thiaguinho Silva, todos em 6 de fevereiro. Em 20 de fevereiro, será a vez de Paulo Braga, com Kassin e Alberto Continentino. O mês terminará, em 27 de fevereiro, com Os Ritmistas e Jorge Mautner. A festa será encerrada, em 6 de março, por Tutty Moreno, Davi Moraes e Moreno Veloso.

Wilson das Neves é um dos mais consagrados bateristas brasileiros, tendo acompanhado grandes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Elis Regina, Nara Leão, Clara Nunes, Cartola, Nelson Cavaquinho e Jorge Benjor, entre outros. Criado em terreiro de candomblé, o mineiro Esdra Ferreira, ou simplesmente Neném, já tocou com os grandes artistas das Minas Gerais, além de Nana Caymmi, João Nogueira, Paulinho da Viola e Dominguinhos. O também mineiro Paulo Braga fez parte dos grupos Berimbau Trio, com Milton Nascimento e Wagner Tiso; de A Brazuca, com Antonio Adolfo; e de Som Imaginário, e tocou com Tim Maia, Beth Carvalho, Raul Seixas, Simone, Djavan, Fagner, Gonzaguinha e Gilberto Gil.

Mamão, cujo nome de batismo é Ivan Conti, faz parte da banda Azymuth e já esteve no mesmo palco que Dizzy Gillespie, Paul Mauriat, Gal Costa, Eumir Deodato e Rita Lee. O carioca Oscar Bolão é ex-integrante da Orquestra de Música Brasileira, um aficionado por Noel Rosa e foi músico de apoio de, entre outros, Elizeth Cardoso, Elza Soares, Nelson Sargento, Braguinha, Lucio Alves, Walter Alfaiate, Ney Matogrosso, Lenine, Eduardo Dussek e Jards Macalé. Tutty Moreno é conhecido por ter acompanhado Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa nos anos de Tropicalismo. E Os Ritmistas é o coletivo dos bateristas Domenico Lancellotti, Dany Roland (baterista da banda dos anos 1980, Metrô) e Stephane San Juan (da Orquestra Imperial).

Serviço
Festival do Ritmo – de 16/1 a 6/3, sempre às 20h
Ingressos – R$ 16
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163. Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2266-0896
16/1 – Wilson das Neves com Domenico Lancellotti
23/1 – Neném com Suzano e Pedro Sá
30/1 – Mamão com Thalma de Freitas
6/2 – Oscar Bolão com Luís Filipe de Lima e Carlos Malta; e Robertinho Silva e Thiaguinho Silva
20/2 – Paulo Braga com Kassin e Alberto Continentino
27/2 – Os Ritmistas com Jorge Mautner
6/3 – Tutty Moreno com Davi Moraes e Moreno Veloso

[email protected]