Projeção ao ar livre de ‘Nosferatu’ encerra Mostra de SP, que agora faz ‘repescagem’

Cena do clássico expressionista alemão Nosferatu, que encerrou 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em exibição ao ar livre (reprodução) A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São […]

Cena do clássico expressionista alemão Nosferatu, que encerrou 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em exibição ao ar livre (reprodução)

A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi encerrada oficialmente nesta sexta-feira (2), com uma das sessões mais emocionantes da história do evento. O clássico do expressionismo alemão “Nosferatu” (1922), de F. W. Murnau, contou com uma trilha musical tocada ao vivo pela Orquestra Petrobrás Sinfônica e pelo coro Projeto X. Mas ainda é possível ver mais alguns filmes até quinta-feira (8), na denominada Repescagem da Mostra.

Mesmo com a possível iminência de chuva e um frio repentino em São Paulo, cerca de 15 mil pessoas compareceram ao parque do Ibirapuera e se sentaram em cangas ou cadeiras de plástico para acompanhar a exibição de uma das mais badalas obras cinematográficas baseadas no romance do escritor irlandês Brak Stocker, “Drácula”. Havia muitas pessoas caracterizadas e saídas diretamente da passeata Zombie Walk.

A trilha musical tocada ao vivo foi e escrita pelo alemão Pierre Oser, em homenagem ao centenário de Bram Stoker. A peça foi dividida basicamente em três partes, acompanhando os atos do filme. A primeira parte contou apenas com a orquestra; a segunda apenas com o coro; e a terceira com coro e orquestra juntos. Já o filme foi devidamente projetado na parede externa do Auditório Ibirapuera.

A natureza também foi fundamental durante a projeção do filme. Pássaros negros, que poderiam lembrar morcegos, sobrevoaram durante várias vezes o espaço. E cães pareciam treinados para latir durante os momentos mais tensos do filme, que mais uma vez encantou a todos com sua montagem inovadora para a época, valendo-se de muitos efeitos acelerados de imagem durante as primeiras aparições de Nosferatu.

Confira abaixo os filmes que serão exibidos na Repescagem da Mostra.

04/11 (Domingo)
Cinemateca
15:00 – O Guia Pervertido do Cinema, de Sophie Fiennes
17:50 – O Guia Pervertido da Ideologia, de Sophie Fiennes
20:20 – Love Is All You Need, de Susanne Bier

CineSesc
14:00 – Mar Calmo, de Volker Schlördorff
15:50 – Lawrence da Arábia, de David Lean
19:40 – Estrada de Palha, de Rodrigo Areias
21:30 – Preenchendo o Vazio, de Rama Burshtein

5/11 (Segunda)
CineSesc
14:00 – 111 Garotas, de Nahif Ghobad
15:30 – Tenho 11 Anos, de Genevieve Bailey

6/11 (Terça)
CineSesc
14:00 – Speed – Em Busca do Tempo Perdido, de Florian Opitz
15:50 – Em Família, de Patrick Wang
18:50 – Shameless, de Filip Marczewski
20:30 – Mundo Invisível

7/11 (Quarta)
14:00 – Meu Caro Amigo Chico, de Joana Barra Vaz
16:10 – O Rei do Curling, de Ole Endresen
17:40 – A Copa Esquecida, de Lorenzo Garzella e Filippo Macelloni
19:30 – Francisco Brennand, de Mariana Brennand Fortes
21:00 – O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira

8/11 (Quinta)
14:00 – A Culpa do Cordeiro, de Gabriel Drak
16:00 – A Caça, de Thomas Vinterberg

[email protected]