Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Curta essa dica / 2012 / 11 / Capitais do país recebem filmes de mostra de cinema sobre direitos humanos

Capitais do país recebem filmes de mostra de cinema sobre direitos humanos

por guibryan1 publicado 14/11/2012 16h56

Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, está entre os filmes de mais uma edição da mostra de cinema que tem os direitos humanos como tema principal (©divulgação)

Desde 7 de novembro até 10 de dezembro, acontece a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que, em 2012, chega a sua sétima edição. Ao todo, estão sendo exibidos 37 filmes, em 27 capitais do Brasil.

Os temas principais abordados dessa vez são Direito à Memória e à Verdade, Combate à Tortura e Direito da População em Situação de Rua. Também traz como homenageado do ano o mais célebre documentarista brasileiro, Eduardo Coutinho, diretor de filmes célebres como “Cabra Marcado Para Morrer” (1984) e “Edifício Master”.

Entre as atrações de 2012, estão os brasileiros “À Margem da Imagem” (2003), de Evaldo Mocarzel; “Batismo de Sangue” (2006), de Helvécio Ratton; “O Dia Que Durou 21 Anos” (2012), de Camilo Tavares; “O Veneno Está na Mesa” (2011), de Silvio Tendler; “Marighella” (2012), de Isa Grinspum Ferraz.

Entre as produções internacionais, merecem destaque o colombiano “Chocó” (2012), dirigido por Jhonny Hendrix Hinestroza; o argentino “Dez Vezes Venceremos” (2011), de Cristina Jure; o chileno “Estruturas Metálicas” (2011), de Cristian Vidal L.

A sétima edição da mostra tem como novidades o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Diretos Humanos Itinerante. Os novos projetos têm como objetivo popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, levando-os à parcela da população brasileira que não tem acesso às salas de cinema.

A inauguração do Cine Direitos Humanos será no Pelourinho, em Salvador (BA), em 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Já o Cine Direitos Humanos Itinerante contará com a infraestrutura dos Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, do Sesc Nacional e da Rede Marista de Ensino.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Cinemateca Brasileira, e visa fazer com que os brasileiros compreendam seus direitos fundamentais. Ou seja, através dos filmes, é possível promover a reflexão para a construção de um país que valorize e garanta o respeito aos Direitos Humanos.

Outra iniciativa bastante importante do evento é o Cine-Educação Direitos Humanos, criado há três anos. Foram selecionados filmes apresentados na Mostra e que podem fomentar o trabalho pedagógico de professores nas redes públicas de ensino nos estados do Acre, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O trabalho resulta na troca de experiências e na criação de materiais como o Caderno Cine-Educação, publicação de apoio educacional que trabalha de modo profundo cada um dos filmes. O projeto passa a contar agora com novos espaços, como os Jogos Colaborativos, que reúnem alunos e professores universitários do interior; e os Jogos de Cinema, dirigidos a alunos e professores do Ensino Médio.

A programação completa pode ser conferida em www.cinedireitoshumanos.org.br/2012

[email protected]