‘Isso é o que ela pensa’ confronta realidade familiar e fantasia

Denise Weinberg em “Isso é o que ela pensa”: encruzilhada entre o ideal e o real a partir de história familiar (©Ligia Jardim/divulgação) Muitas pessoas sonham em ter uma família […]

Denise Weinberg em “Isso é o que ela pensa”: encruzilhada entre o ideal e o real a partir de história familiar (©Ligia Jardim/divulgação)

Muitas pessoas sonham em ter uma família ideal, que não tenha problemas e que se pareça com aquelas de comerciais de margarina exibidos na televisão ou que ilustravam os anúncios divulgados em revistas na década de 1950. Esse é o mote do excelente espetáculo “Isso É O Que Ela Pensa”, com texto do inglês Alan Ayckbourn e direção de Alexandre Tenório, atualmente em cartaz no Viga Espaço Cênico – um espaço do circuito alternativo instalado na zona oeste da capital paulista.

A peça já fez tanto sucesso em São Paulo, que acaba de entrar na terceira temporada e segue em cartaz até 28 de outubro. Em Londres e Scarborough, ela foi dirigida quatro vezes por Ayckbourn, todas com imenso sucesso – em 1985, 1986, 2008 e 2009.

A atriz Denise Weinberg interpreta magistralmente a dona de casa Susan, que se divide entre duas famílias. Uma é real e formada por um marido que está longe de ser o dos seus sonhos – um vigário convencido que há anos se dedica a escrever um livro nunca terminado a respeito da paróquia –; a cunhada, que é um desastre na cozinha, se sente maltratada e tenta manter contatos sobrenaturais com o falecido marido; e o filho que se mandou de casa, ao aderir a uma nova seita religiosa, e pouco dá notícias, até que resolve retornar com grandes revelações.

A outra ‘família’ de Susan faz parte dos delírios dela e inclui um marido jovial, cheio de energia e romântico, uma filha carinhosa e meiga, e um irmão divertido, atencioso e afetuoso. Entre essas duas realidades, ela é acompanhada por um médico psiquiatra.

Vivendo esses dois universos – a fantasia e a realidade –, Susan, aos poucos, vai tendo seus limites e tolerâncias testados até se ver numa grande encruzilhada, quando precisará tomar uma decisão final. As últimas cenas, aliás, são de um surrealismo delirante e magistral, também em função da ótima adaptação brasileira.

É aí que se destacam os figurinos de Cássio Brasil, que conseguem delimitar com maestria cada um dos planos; a direção de Alexandre Tenório e a iluminação extremamente cuidadosa e delicada de Domingos Quintiliano. Destaque também para a direção musical de Miguel Briamonte, cujos temas pontuam, de modo preciso, as mudanças e os diferentes graus de intensidade narrativos.

Os atores Maristela Chelala, Clarissa Rockenbach, Eduardo Muniz, Francisco Bretas, Flávio Faustinoni, Mário Borges e Mário César Camargo também se mostram bastante afinados e convincentes em seus respectivos papeis.

Serviço
Peça “Isso É O Que Ela Pensa”. Até 28/10. Quinta, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h
Viga Espaço Cênico – Sala Viga – Rua Capote Valente, 1323. Sumaré. São Paulo/SP
T: (11) 4003-1212

[email protected]