Lançamentos, seminários e filme marcam 120 anos de Graciliano Ramos

Em 27 de outubro de 1892, nascia em Quebrangulo, um pequeno município de Alagoas, Graciliano Ramos de Oliveira, um dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Cento e vinte anos […]

Em 27 de outubro de 1892, nascia em Quebrangulo, um pequeno município de Alagoas, Graciliano Ramos de Oliveira, um dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Cento e vinte anos depois, uma série de homenagens promete marcar a data com lançamento de livro inédito, uma caixa com quatro romances, seminário, filme e até homenagem na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2013, quando se completam 60 anos da morte dele, em 20 de março.

A editora Record colocará nas livrarias, nesta semana, a obra inédita “Garranchos”, que reúne mais de 80 textos, entre crônicas, epigramas, artigos de crítica literária, discursos políticos, peça de teatro e cartas publicadas na imprensa, escritos por Graciliano Ramos, entre 1910 e 1960. Os escritos foram organizados pelo pesquisador Thiago Mio Salla, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos maiores especialistas do escritor no país. Ao mesmo tempo, também será lançado um box com quatro romances publicados entre 1933 e 1938 – Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas.

Com entrada gratuita, também acontece nessa semana o seminário “Graciliano Ramos – 120 anos”, que reúne especialistas para discutir a obra do escritor por meio das articulações do texto literário com as formas de organização social representadas pelos personagens. Em São Paulo, o debate reunirá Nuno Ramos e Wander Melo Miranda, com mediação de Manuel da Costa Pinto, na terça-feira (23), às 19h30, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). 

No dia seguinte, no mesmo horário, o Teatro José Aparecido de Oliveira, em Belo Horizonte (MG), receberá Benjamin Abdalla e Luiz Ruffato, que contarão com mediação de Guiomar de Grammont. Na segunda-feira (29), também às 19h30, Ronaldo Correia de Brito, Lourival Holanda e Mario Hélio se encontrarão na Academia Pernambucana de Letras, em Recife. No mesmo local, na terça-feira (30), Mario Hélio mediará o papo entre Alcides Vilaça e Raimundo Carrero.

O documentarista Sylvio Back também prepara um filme, O Universo Graciliano, a respeito do escritor, rodado em três estados – Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco. E o autor, como já foi dito acima, será o escritor homenageado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 3 a 7 de julho, na cidade do litoral fluminense – onde, a partir de janeiro, ele será estudado nas escolas locais.

[email protected]