Ben Stiller estrela versão moderna de ‘Caça Fantasmas’, sem inspiração

Cena de ‘Vizinhos Imediatos de 3º Grau”: bons atores, em versão equivocada de boa história já filmada nos anos 1980 (©divulgação) Em 1984, a comédia “Ghostbusters – Os Caça Fantasmas”, […]

Cena de ‘Vizinhos Imediatos de 3º Grau”: bons atores, em versão equivocada de boa história já filmada nos anos 1980 (©divulgação)

Em 1984, a comédia “Ghostbusters – Os Caça Fantasmas”, dirigida por Ivan Reitmann, estreava e, em pouquíssimo tempo, tornava-se um clássico daquela década, em função de tratar com muita leveza o tema da invasão de extraterrestres – até então vista principalmente em filmes de terror ou como algo muitas vezes relacionado a algo perigoso –, com um trio de ótimos atores (Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis), os quais caçavam extraterrestres e um monstro que soltava gosma verde, chamado Geleia.

Vinte e oito anos depois, esse cultuado filme parece ter inspirado uma nova versão para o tema,  – a comédia “Vizinhos Imediatos de 3º Grau”, que chegou aos cinemas brasileiros na última sexta-feira (14).

A história também conta com extraterrestres que soltam gosma verde e três ótimos atores Ben Stiller, Vince Vaughn e Jonah Hill. Desta vez, porém, em vez de o extraterrestre aparecer principalmente numa biblioteca, o local escolhido é o supermercado da cidadezinha de Glenview, em Ohio, quase num merchandising às avessas. Eis aí a primeira deficiência no filme – demonstra, em tom patético, que um estabelecimento comercial pode ser uma espécie de residência para seus funcionários, pela qual eles farão de tudo para que não seja destruída.

Se “Ghostbusters – Os Caça-Fantasmas” era um filme bem resolvido, também graças ao roteiro dos atores Dan Aykroyd e Harold Ramis; “Vizinhos Imediatos do 3º Grau”, dirigido por Akiva Schaffer e escrito por Jared Stern, é um trabalho bem mais fraco e frouxo, principalmente no momento em que revela que há um extraterrestre infiltrado entre os caçadores e criar narrativas paralelas muito mal desenvolvidas, caso da impossibilidade de Evan Troutwig, personagem de Ben Stiller, tornar-se pai, e de Bob, interpretado por Vince Vaughn, não saber se relacionar com a filha adolescente. Se esta relação é marcada por um tom machista e preconceito, pior é a aparição do coadjuvante Doug Jones.

Portanto, se “Ghostbusters – Os Caça-Fantasmas” tornou-se um importante ícone do cinema norte-americano da década de 80, também em função da contextualização e da crítica à sociedade da época, e de uma música-tema tão gosmenta quanto o personagem Geleia, o mesmo não deve ocorrer com “Vizinhos Imediatos de 3º Grau”. Mesmo com os três atores em ótima forma, o filme parece se arrastar demais em muitos momentos e deve ser facilmente esquecido pelos espectadores.

[email protected]