Festival É Tudo Verdade homenageia Eduardo Coutinho e lança 25 documentários

“Tropicália”, que aborda movimento da MPB nos anos 1960, abre parte paulistana do festival de documentários (©reprodução) Reconhecido e prestigiado como o mais importante festival de documentário do país, o […]

“Tropicália”, que aborda movimento da MPB nos anos 1960, abre parte paulistana do festival de documentários (©reprodução)

Reconhecido e prestigiado como o mais importante festival de documentário do país, o “É Tudo Verdade” chega à 17ª edição, que começou ontem (22), com a exibição em São Paulo de “Tropicália”, dirigido por Marcelo Machado. A abertura carioca será hoje (23), com “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt.

Durante 11 dias, até 1º de abril, serão exibidos nas duas capitais 80 documentários de 27 países, incluindo 25 estreias mundiais. Entre elas, destaque para as novas produções de feras como o alemão Werner Herzog, mas também para obras premiadas com o Oscar e em festivais como o de Amsterdã, Sundance, Cannes e Veneza. Todas as sessões são gratuitas.

Depois da maratona, uma mostra itinerante segue para Brasília, entre 10 e 15 de abril, e Belo Horizonte, em maio.

A seleção internacional está dividida em mostras informativas e competitivas, com apresentação de longas-metragens e curtas-metragens. “Ao Abismo”, de Werner Herzog – que mostra o dia a dia de um condenado no chamado corredor da morte numa prisão dos Estados Unidos – e “Saving Face”, de Daniel Jung e Sarmeen Obaid – vencedor do Oscar de melhor documentário em curta-metragem – figuram entre os favoritos. A competição nacional apresentará sete filmes inéditos, que concorrem a um prêmio de R$ 110 mil e um troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa.

Na retrospectiva, homenagens para Eduardo Coutinho, com a mostra “Coutinho – O Caminho até ‘Cabra’”, numa referência ao clássico “Cabra Marcado Para Morrer”, de 1984, que acaba de ser restaurado. Ao todo, serão exibidos sete filmes do documentarista e dois debates com a participação do próprio cineasta.

A programação completa do 17º É Tudo Verdade pode ser conferida aqui.

[email protected]