Cinemateca reúne em São Paulo filmes brasileiros de terror

Cartaz do clássico brasileiro do cinema de terror “O despertar da besta’, de Zé do Caixão, destaque da mostra de São Paulo (©Divulgação) Até a próxima quinta-feira (16), a Cinemateca […]

Cartaz do clássico brasileiro do cinema de terror “O despertar da besta’, de Zé do Caixão, destaque da mostra de São Paulo (©Divulgação)

Até a próxima quinta-feira (16), a Cinemateca Brasileira recebe a mostra “Horror no Cinema Brasileiro”, que conta com três filmes. Nesta terça (14), às 20h30, é possível ver “Ninfas Diabólicas”. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez de “O Maníaco do Parque”. E, para encerrar, na quinta-feira, também às 20h30, o clássico do cinema brasileiro “O Despertar da Besta”, de José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

“O Despertar da Besta” foi realizado por José Mojica Marins, em 1969, e rapidamente censurado pelo governo militar, em função da história de um médico que, num programa de televisão, defende sua tese sobre as drogas e a influência na mente humana, a partir de experimentos realizados com LSD e com a imagem de Zé do Caixão. Na época ele foi considerado uma obra antropofágica, tropicalista e contracultural, também em função do roteiro do mestre da “pulp fiction” Rubens Francisco Lucchetti.

Realizado pelo veterano diretor da Boca do Lixo, Alex Prado, entre 2002 e 2009, “O maníaco do parque” é baseado na história verídica de Francisco de Assis Pereira, que ficou conhecido como “o maníaco do parque”, em função de esquartejar suas vítimas, todas mulheres, e enterrá-las no mesmo local. A obra adota o ponto de vista de um jovem atormentado por assombrações e por fracassos na infância e no amor.

Estrelado pelas músicas da “pornochanchada” Aldine Muller e Selma Egrei, “Ninfas Diabólicas”, dirigido por John Doo em 1978, mostra um pai de família que, ao partir em viagem de negócios para o litoral, passa a ser assediado por duas jovens estudantes. O filme mistura fortes doses de erotismo com horror, suspense e bruxaria, e se destaca também pela música do maestro Rogério Duprat e pela fotografia de Ozualdo Candeias.

Serviço

Horror no Cinema Brasileiro – terça-feira (14/2), quarta-feira (15/2) e quinta-feira (16/2), às 20h30
Ingressos de R$ 4,00 a R$ 8,00
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. São Paulo (SP)
T: (11) 3512-6111

[email protected]