Grupo teatral de sindicalistas de São Paulo convence em peça de Harold Pinter

O próximo final de semana (2, 3 e 4) é a última oportunidade para assistir de graça, em São Paulo, a ótima montagem do espetáculo “Esse é o Seu Problema”, […]

O próximo final de semana (2, 3 e 4) é a última oportunidade para assistir de graça, em São Paulo, a ótima montagem do espetáculo “Esse é o Seu Problema”, uma coletânea de textos do dramaturgo inglês Harold Pinter. A direção é de Celso Frateschi e o elenco é todo formado por funcionários e diretores de sindicatos e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Durante um ano e dois meses, eles frequentaram aulas de teatro no Sindicato dos Químicos, na Aclimação (zona central da capital), e agora adotam o nome Nóis Não Usa Black Tie para o grupo. O espetáculo conta com sete ótimas esquetes que mostram situações bastante comuns no cotidiano de uma grande cidade.

O início e o final são pautados por espécies de reflexões a respeito das agruras da vida feita por um rapaz. Em seguida, 12 atores aparecem comendo, sentados em banquetas. Duas mulheres conversam a respeito das linhas de ônibus que costumam utilizar. Nesse caso as referências são adaptadas para São Paulo. Em seguida, uma mulher diz ter sido assediada num ponto de ônibus, mas, no final, surpreende a todos ao encontrar um policial.

Também é irresistível a esquete em que o chefe de uma empresa acredita ser inventor de grandes maravilhas, até que resolve questionar dois funcionários a respeito de como é visto pelos demais e descobre justamente o contrário. Com um humor afiadíssimo é que vai se construindo o espetáculo. 

O cenário é bastante simples e todos os atores mostram-se dispostos a ajudar os outros e movimentar e mudar de lugar o que for necessário. Assim, se o texto é de qualidade inquestionável, a maneira como ele é interpretado de modo eficaz e convincente surpreende muito positivamente. Eis, portanto, uma ótima prova de que bom teatro não se faz apenas com grandes pirotecnias, mas com atores esforçados, talentosos e apaixonados pela arte de representar.

Serviço
Esse é o seu Problema – sexta e sábado, 2 e 3, às 21h; domingo, 4, às 20h
Grátis
Teatro Ágora – Rua Rui Barbosa, 672, Bela Vista. São Paulo/SP
T: (11) 2108-9242

[email protected]

Leia também

Últimas notícias