Zona leste de SP recebe 1º festival de cinema

Sem filmes tradicionais, inciativa quer resgatar e ampliar a narrativa audiovisual dos bairros

São Paulo – De 11 a 20 de fevereiro, a zona leste da cidade de São Paulo vai receber seu primeiro festival de cinema. Com foco na cultura visual da região, o projeto quer mostrar ao público que a sétima arte é muito maior do que o cinema comercial.

A organização se preocupou em selecionar para a mostra filmes importantes e atuais da produção nacional, além de abrir espaço para produções da própria zona leste. Para estimular esse conceito, foram estipulados concursos, chamados de Competitivas, nacionais e regionais, que terão uma premiação para os melhores curtas – escolhidos pelo júri popular. Há também um concurso de foto-documentário.

Além da exibição dos filmes, acontecerão debates sobre hip-hop, samba, cultura, política e, claro, cinema. O festival contará com shows de samba e hip-hop, concurso de MC’s e uma oficina de Fotografia Criativa em Celular. Está programada, também, uma homenagem para o Seu Nenê, figura histórica da escola de samba Nenê de Vila Matilde. »Confira a programação completa

O evento nasceu da vontade do diretor Pedro Dantas de trazer seu filme “Ermelino é Luz” para a população de Ermelino Matarazzo (bairro da zona leste). Pensando em como levar a pelúcula para o público da ZL, surgiu a ideia de exibí-lo ao lado de outras produções audiovisuais. A iniciativa cresceu, e tornou-se um festival.

O 1º Festival de Cinema da zona leste de São Paulo acontece no CEU Quinta do Sol, localizado na Avenida Luiz Imparato, 564 em Ermelino Matarazzo. Mais informações no site ou no telefone: (11) 3938-4425.