Começa nesta quinta feira 3ª Paulínia Festival de Cinema

O longa 400contra1 – Uma História do Crime Organizado será apresentado no encerramento do festival São Paulo – A 3ª edição do Paulínia Festival de Cinema começa nesta quinta-feira (15) […]

O longa 400contra1 – Uma História do Crime Organizado será apresentado no encerramento do festival

São Paulo – A 3ª edição do Paulínia Festival de Cinema começa nesta quinta-feira (15) e vai até o dia 22 de julho. A seleção oficial do festival vai exibir um total de 27 filmes, sendo 12 longas-metragens (seis de ficção e seis domumentários) e 13 curtas-metragens. O Festival recebeu um total de 367 títulos inscritos. Para se increver o filme precisa ser inédito em circuito nacional e não ter recebido prêmio de melhor filme em outro festival brasileiro.

Os filmes da seleção oficial concorrem a R$ 650 mil em prêmios e serão exibidos no Theatro Municipal de Paulínia.

Na abertura será apresentado o filme “O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco, homenageado do Festival. Mais  dois filmes de Babenco serão exibidos na Mostra Paralela, “Pixote In Memorian” e “Coração Iluminado”.

Concorrem na categoria longa de ficção coletivo “5 X Favela, Agora Por Nós Mesmos”, de Manaíra Carneiro e Wagner Novaes, Rodrigo Felha e Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra; “Broder”, de Jefferson De; “As Doze Estrelas”, de Luiz Alberto Pereira; “Desenrola”, de Rosane Svartman; “Dores e Amores”, de Ricardo Pinto e Silva; e “Malu de Bicicleta”, de Flavio Tambellini.

Os documentários são “As Cartas Psicografadas de Chico Xavier”, de Cristina Grumbach; “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley; “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil; “Programa Casé”, de Estevão Ciavatta; “São Paulo Cia de Dança”, de Evaldo Mocarzel; e “Sobre Leite e Ferro”, de Claudia Priscilla , eles disputam um prêmio de R$ 50 mil.

Durante a terceira edição haverá também a realização de seminários, palestras e workshops para a população da cidade e da região. Segundo a organização, ainda há vagas remanescentes, e detalhes dos cursos também podem ser encontrados em murais espalhados pelo Polo Cinematográfico de Paulínia durante o Festival.

O encerramento do Festival acontece na noite de 22 de julho e terá a exibição do longa “400contra1 – Uma História do Crime Organizado”, de Caco Souza. Após o filme, acontecerá a premiação do Festival.

Mostra Paralela

De 16 a 21 de julho, às 16h, serão exibidos, no Theatro Municipal de Paulínia, cinco longas já lançados no circuito comercial e também Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca, longa comercialmente inédito, produzido no Pólo Cinematográfico. Completando a Mostra Paralela o Festival exibe dois filmes infantis inéditos:  Eu e Meu Guarda Chuva, de Toni Vanzolini e Gui, Estopa e a Natureza, de Mariana Caltabiano, respectivamente nos dias 17 e 18 (sábado e domingo) às 14h.

Serviço:
3ª Paulínia Festival de Cinema
De 15 a 22 julho
Entrada Franca (exceto a abertura e encerramento que são somente para convidados)

Para mais informações acesse o site do festival

Leia também

Últimas notícias