Festival Visões Periféricas 2010 abre inscrições

Mostra tem categoria apenas para filmes produzidos com aparelhos celulares ou câmeras fotográficas

Festival prioriza produção licenciada em Creative Commons (Foto: Divulgação)

O Festival de Visões Periféricas abriu suas inscrições, que vão até o dia 30. A proposta é exibir e estimular a produção audiovisual das variadas periferias do Brasil, incluindo comunidades quilombolas, populações de sertões, favelas das grandes cidades, aldeias indígenas etc. O festival dará preferência para obras que em sua produção utilizaram licenças Creative Commons (livres de direitos autorais, que podem ser reproduzidas gratuitamente).

Neste ano, o festival realiza quatro mostras competitivas (Visorama, Fronteiras Imaginárias, Tamojuntoemisturado e Imagens Remix), duas temáticas (Periferia Animada e Cinema da Gema) e a internacional ibero-americana.

“A intenção é compor um painel multicultural sobre a realidade e a produção cultural das periferias brasileiras”, afirma Marcio Blanco, coordenador do festival. Os vencedores das mostras competitivas receberão os troféus e prêmios em dinheiro, serão distribuidos R$ 16 mil para as melhores obras.

O Festival Visões Periféricas está previsto para acontecer em setembro com data e local a serem divulgados em breve. 

Sobre as mostras:

Visorama – competitiva: filmes de até trinta minutos produzidos por alunos de projetos de formação em espaços populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão. Exibição em sala de cinema.

Fronteiras Imaginárias – competitiva: filmes de até trinta minutos produzidos por qualquer realizador, incluindo ex-alunos de projetos populares de formação audiovisual. Exibição em sala de cinema.

Tamojuntoemisturado – competitiva: filmes de até três minutos produzidos por qualquer realizador, exclusivamente através de aparelhos celulares, câmeras fotográficas e dispositivos móveis. O tema para esta mostra é “Ser singular na diversidade, ser diverso na singularidade”. Exibição em internet.

Imagens Remix – competitiva: filmes de até três minutos produzidos por qualquer realizador cuja obra privilegie a recombinação de vídeos, imagens, sons e músicas disponíveis na internet (mashups, remixagens, legendagens e paródias). Não há tema específico. Exibição em internet.

Ibero-americana: reúne filmes de até trinta minutos produzidos em contexto de formação em audiovisual advindos de cursos, projetos e oficinas populares localizados nos países da região ibero-americana, exceto Brasil. Exibição em sala de cinema.

Periferia Animada: mostra temática que reúne filmes de até trinta minutos produzidos por alunos de projetos e oficinas populares de audiovisual, utilizando-se de qualquer técnica de animação ou que se destinem ao público infantil. Exibição em sala de cinema.

Cinema da Gema: mostra temática de filmes de até trinta minutos produzidos por realizadores residentes no Estado do Rio de Janeiro e que não tenham sido selecionados para as competitivas Visorama e Fronteiras Imaginárias. Exibição em sala de cinema.

Para mais informações visite www.visoesperifericas.org.br.

Assista ao curta de Vitor Alli:

Como Fazer um Curta-Metragem Experimental, Cult e Pseudo-Intelectual

Como Fazer um Curta-Metragem Experimental, Cult e Pseudo-Intelectual from Vitor on Vimeo.

Leia também

Últimas notícias