Lula confirma presença no FSM de Senegal

Dilma será representada por Gilberto Carvalho

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar do Fórum Social Mundial 2011, realizado em Dacar, capital do Senegal. O evento ocorre de 6 a 11 de fevereiro e marca a segunda incursão do encontro altermundista ao continente africano.

Lula esteve em todas as edições brasileiras do FSM (em 2001, 2002, 2003 e 2005). Esta deve ser sua primeira participação em eventos internacionais após deixar o cargo. Ele deve participar de um painel sobre o continente africano no dia 7.

Para o sociólogo Cândido Grzybowski, um dos fundadores do FSM, entrevistado pela Agência Brasil, a presença de Lula deverá causar “alguma confusão” em Senegal.

“As pessoas vão estar muito curiosas para vê-lo. Hoje, ele tem uma visibilidade muito grande e acho que ele é até mais respeitado lá fora do que aqui”, opina. O organizador do fórum acredita que a ausência de Dilma Rousseff é natural, já que, dessa vez, o Brasil não é o anfitrião do evento.

O governo brasileiro será representado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Seu antecessor, Luiz Dulci, representou o governo brasileiro em edições na Índia e no Quênia.